Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Crimes

Mealhada: ASAE “caça” 2,3 toneladas de carcaças de suíno  

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 03-02-2023

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE), realizou, através da Brigada Especializada de Indústrias de produtos de Origem Animal da Unidade Regional do Centro, uma operação de fiscalização direcionada ao combate dos ilícitos contra a saúde pública, no concelho da Mealhada.

PUBLICIDADE

Durante a ação e após a interceção de uma viatura que transportava produtos cárneos (carcaças de suíno) provenientes de um matadouro do concelho de Santarém e com destino a uma sala de desmancha do concelho Macedo de Cavaleiros, constatou que os mesmos se encontravam a ser transportados sem as devidas condições de higiene de modo a evitar contaminações.

Em sequência, os produtos cárneos que se encontravam em contacto com o pavimento foram sujeitos a perícia por médica veterinária que considerou que os mesmos, não poderiam entrar no circuito comercial, tendo determinado a apreensão de 2.300 quilos de carne no valor aproximado de 3.700,00 euros, para posterior limpeza em estabelecimento aprovado com Número de Controlo Veterinário para a atividade de desmancha.

No âmbito da referida ação, a ASAE constatou ainda que, o registador de temperatura instalado na viatura não tinha sido sujeito a controlo metrológico, situação que inviabilizou o controlo exato da temperatura da carne que estava a ser transportada e por isso foi igualmente determinada a sua apreensão.

Como balanço da ação foi instaurado 1 processo de contraordenação por se tratar de géneros alimentícios com falta de requisitos e apreendido o registador de temperatura no valor estimado de 500,00 €.

Esta ação contou com a colaboração da Guarda Nacional Republicana.

PUBLICIDADE

A ASAE continuará a desenvolver ações de fiscalização, no âmbito das suas competências, em todo o território nacional, em prol de uma sã e leal concorrência entre operadores económicos, na salvaguarda da segurança alimentar e saúde pública dos consumidores.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com