Coimbra

Mealhada aprova subsídios no valor de 172 mil euros para bombeiros e IPSS

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 11-12-2020

A Câmara da Mealhada aprovou a atribuição de um subsídio de 122 mil euros às instituições de solidariedade social do concelho e de 50 mil euros para as duas corporações de bombeiros, no âmbito da pandemia da covid-19.

PUBLICIDADE

Rui Marqueiro

Em comunicado enviado hoje à agência Lusa, este município do distrito de Aveiro explica que a atribuição destas verbas às instituições particulares de solidariedade social (IPSS) e às duas corporações de bombeiros locais foram aprovadas na última reunião do executivo.

A Câmara da Mealhada aprovou a atribuição de um subsídio de 122 mil euros para ajudar as instituições particulares de solidariedade social (IPSS) a suportar os custos de combate à covid-19. As duas corporações de bombeiros do município irão receber 50 mil euros.

PUBLICIDADE

“Esta é a segunda tranche de uma verba global extraordinária de 200 mil euros atribuída às IPSS do concelho com as valências de residência de idosos, jardim-de-infância, creche, entre outras respostas enquadradas na ação social. No início da pandemia foram atribuídos 78 mil euros e agora foram aprovados os 122 mil euros”, lê-se na nota.

Ao todo, vão ser apoiadas 13 instituições com um valor fixo de cinco mil euros, aos quais se soma uma verba variável em função do número de utentes.

PUBLICIDADE

Na reunião do executivo municipal foi também aprovado um subsídio de 25 mil euros para cada uma das corporações de bombeiros da Mealhada e Pampilhosa, para fazerem face a despesas inerentes à covid-19.

“Tal como as IPSS, a autarquia já havia atribuído, no início da pandemia, um apoio de 50 mil euros a estas corporações”, explica o município.

Citado na nota, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, refere que a missão do executivo “é estar incondicionalmente do lado das pessoas, apoiar os munícipes, as associações, as empresas”.

“Hoje, mais do que nunca, é nossa obrigação ajudar os que mais precisam e é isso que não nos cansamos de continuar a fazer, sem nunca baixar os braços e com a máxima dedicação e empenho, porque os nossos munícipes merecem todo o nosso esforço”, sustenta.

A autarquia aprovou ainda um reforço da verba destinada à Tômbola de Natal.

Em vez de três mil euros, o executivo aprovou cinco mil euros para que a Associação Comercial e Industrial da Bairrada e Aguieira (ACIBA) multiplique o número de prémios.

“O reforço da verba permitirá aumentar o número de prémios, ou seja, os ‘vouchers’ em compras a oferecer aos consumidores”, refere a nota.

A Tômbola de Natal é extensiva a todos comerciantes do concelho da Mealhada que pretendam aderir e não só aos associados da ACIBA.

Desde o início da pandemia da covid-19, o município da Mealhada já disponibilizou cerca de um milhão de euros no apoio a instituições e à comunidade, e o presidente da edilidade assegura que “este apoio continuará, em 2021, enquanto tal se justificar”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE