Região

Mealhada aprova proposta de orçamento de mais de 24 milhões de euros

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 ano atrás em 28-11-2022

A Câmara Municipal da Mealhada aprovou hoje, por maioria, a proposta de orçamento municipal para 2023, que ultrapassa os 24 milhões de euros e prevê “a concretização de várias obras avultadas”.

PUBLICIDADE

De acordo com esta autarquia do distrito de Aveiro, a proposta mais alta de sempre de orçamento municipal foi aprovada com os votos da maioria, eleita pelo Movimento Independente Mais e Melhor pela Mealhada, e contou com as abstenções da oposição (Partido Socialista).

“O Orçamento e Grandes Opções do Plano para 2023 evidenciam a visão e a ambição do programa sufragado, com o qual pretendemos afirmar e projetar o concelho, enquadrado na estratégia de desenvolvimento integrado e sustentado defendida para a região, bem como posicioná-lo como um território amigo para residir, para visitar, para trabalhar e para investir”, considerou o presidente da Câmara Municipal da Mealhada, António Jorge Franco.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com o autarca, a proposta de orçamento para 2023 prevê uma intervenção no espaço público, com a qualificação dos centros urbanos das freguesias, incluindo Antes e Ventosa do Bairro, e de algumas aldeias.

Contempla ainda um reforço de verba para as juntas de freguesia que, entre delegação de competências e projetos de promoção e salvaguarda das populações, receberão quase meio milhão de euros.

PUBLICIDADE

“Se queremos atrair pessoas temos que dar resposta a vários níveis, desde a celeridade de resposta nas obras particulares à limpeza, funcionalidade e embelezamento do nosso território”, justificou António Jorge Franco.

A proposta de orçamento prevê uma verba global de cerca de três milhões de euros para construções diversas, desde pavimentações a arruamentos, requalificações e ampliações de zonas industriais.

No que se refere a obras em curso, estão salvaguardados cerca de seis milhões para a construção do novo edifício municipal, recuperação do “Chalet Suisso” e obra de transformação das antigas garagens do Palace do Bussaco em centro de acolhimento ao turista.

Cerca de um milhão de euros serão afetos a instalações desportivas, nomeadamente ao término das obras na Piscina Municipal da Mealhada e do Campo de Futebol Municipal do Luso, e mais de 1,5 milhões de euros serão investidos nas redes de captação e distribuição de água, nomeadamente no sistema de controlo de perdas e na ligação de sistemas em alta e baixa.

De acordo com a autarquia da Mealhada, as propostas constantes do orçamento de 2023 consubstanciam-se em “dez compromissos vitais para a construção de um concelho mais atrativo e dinâmico”.

Requalificar e valorizar o espaço público; retomar o projeto Luso – Destino de Saúde, Beleza e Bem-Estar, construção de zonas pedonais/ciclovias concelhias, atração de novos residentes para o concelho, com mais habitação, promover a instalação de novas empresas e iniciativas empreendedoras, aposta na cultura e desporto como fatores de coesão social, e a requalificação do Rio Cértima, então entre alguns dos compromissos.

A proposta de orçamento e as grandes opções do plano seguem para aprovação da Assembleia Municipal da Mealhada.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE