Região

Mealhada aprova “Prémio de Cidadania na Educação”

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 21-05-2024

A Câmara da Mealhada aprovou, em reunião de Executivo Municipal, a criação do Prémio de Cidadania na Educação, um prémio que abrange diversas áreas, da cidadania à científica, desportiva, artística e cultural. Será também atribuído um Prémio de Mérito Académico.

PUBLICIDADE

“Este prémio procura reconhecer o mérito de alunos e estimular o desenvolvimento pessoal e da comunidade. Além da vertente académica, procura reconhecer atividades extra às normais, nomeadamente o envolvimento em projetos diferenciadores em várias áreas, sublinhando o sentido cívico, humano e solidário dos nossos alunos”, explicou António Jorge Franco, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, adiantando que o prémio não será, necessariamente, monetário.

O Prémio Cidadania na Educação comporta dois prémios: o de Mérito Académico e o de Mérito Cívico, que se subdivide em seis categorias: Humanidade e Solidariedade, Empreendedorismo, Desporto, Saúde e Bem-estar, Humanidade e Solidariedade, Arte e Cultura e Ambiente.

PUBLICIDADE

O Prémio de Mérito Académico distinguirá o aluno com média aritmética mais elevada da classificação interna cumulativa do 10.º e 11.º anos de escolaridade, ou equivalentes, de cada estabelecimento de ensino e formação do concelho da Mealhada. Este substitui a Bolsa de Mérito existente até ao presente ano letivo. O vencedor será apurado por nomeação dos estabelecimentos de ensino do concelho.

O Prémio de Mérito Cívico distinguirá o aluno, grupo de alunos ou turma (do 1.º ano ao 12.º ano de escolaridade ou equivalente) que frequente estabelecimentos de ensino e formação do concelho da Mealhada e se tenha distinguido por ação, iniciativa ou projeto de manifesto interesse público nas categorias de Humanidade e Solidariedade, Empreendedorismo, Desporto, Saúde e Bem-estar, Humanidade e Solidariedade, Arte e Cultura e Ambiente. O vencedor será apurado, mediante candidatura, por um júri constituído por um elemento do Executivo Municipal, representantes dos estabelecimentos de educação públicos e privados, um representante do Conselho Municipal de Educação, um jovem não elegível ao prémio, um membro da sociedade civil e um elemento com trabalho/experiência reconhecida em cada uma das categorias do prémio.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

O regulamento será sujeito a consulta pública e aprovação da Assembleia Municipal e entra em vigor após a publicação em Diário da República.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE