Coimbra

Mau tempo: Nove barras fechadas devido à agitação marítima

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 15-11-2019

Nove barras de Portugal continental estão hoje fechadas à navegação e outras quatro condicionadas devido à previsão de agitação marítima forte, segundo a Autoridade Marítima Nacional (AMN).

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

As barras marítimas de Caminha, Vila Praia de Âncora, Esposende, Póvoa de Varzim, Vila do Conde, Aveiro, Figueira da Foz, S. Martinho do Porto e Ericeira estão fechadas a toda a navegação.

De acordo com a AMN, as barras marítimas de Viana do Castelo, Leixões, Douro e Lagos estão condicionadas.

Por causa da agitação marítima, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou sob aviso laranja toda a costa portuguesa (Viana do castelo, Braga, Porto, Aveiro, Coimbra, Leiria, Lisboa, Setúbal, Beja e Faro) até às 09:00 de hoje, passando depois a aviso amarelo até às 00:00 de sábado.

Estão previstas ondas de noroeste com 5 a 7 metros, podendo atingir 14 metros de altura máxima.

Também a costa norte da Madeira está sob aviso laranja até às 12:00 de hoje, passando depois a amarelo até às 06:00 de sábado por causa da agitação marítima forte, prevendo-se ondas de norte com 5 a 6 metros podendo atingir 10 metros de altura máxima.

A Madeira está ainda sob aviso amarelo devido à previsão de vento forte com rajadas até 80 quilómetros por hora entre as 23:38 de hoje e as 03:00 de sábado.

O aviso laranja, o terceiro numa escala de quatro, aplica-se a situações meteorológicas de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo traduz situações de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE