Portugal

Mau tempo: Bombeiros de Lisboa pedem às pessoas para não saírem de casa 

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 08-12-2022

 O comandante dos Sapadores Bombeiros de Lisboa, Tiago Lopes, pediu hoje aos lisboetas para não saírem de casa devido à formação de lençóis de água na estrada por causa das fortes chuvadas que se fazem sentir na cidade.

PUBLICIDADE

publicidade

“Há muitos lençóis de água, os carros ficam presos na água e nós não conseguimos socorrer toda a gente”, disse à Lusa.

PUBLICIDADE

Tiago Lopes indicou que havia “10 ocorrências ativas” na capital portuguesa.

“Agora não há balanço nenhum. Estamos a socorrer algumas situações”, indicou.

“Choveu bastante, estamos com algumas vias de comunicação inundadas, mas não consigo dar um ponto situação muito preciso. Por toda a cidade há um pouco de água nas vias”, acrescentou.

O Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa também recomendou as pessoas a ficarem em casa.

“Devido à forte precipitação, vento forte e perigo de inundações, o Serviço Municipal de Proteção Civil de Lisboa recomenda que os cidadãos permaneçam em casa e evitem deslocações”, lê-se Twitter da Câmara Municipal de Lisboa.

O distrito de Lisboa é o que está a ser mais atingido pelas chuvas fortes que se fazem hoje sentir em Portugal continental, com 22 ocorrências registadas, adiantou à agência Lusa a Proteção Civil.

De acordo com fonte da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), pelas 22:30, havia 36 ocorrências devido ao mau tempo em todo país, sendo 70% relativas a inundações.

“Por enquanto, não temos danos de estruturas ou vítimas. São situações pontuais devido à acumulação da precipitação e estão a ser resolvidas”, acrescentou.

A ANEPC disse que, além das 22 ocorrências em Lisboa, foram ainda registadas, uma em Aveiro, Beja, Braga, Castelo Branco, Coimbra e Portalegre, duas no Porto e três em Setúbal.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE