Matilde Gaspar, nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), é a nova recordista europeia dos 1500 metros livres da classe S21.
A marca (que é também, naturalmente, novo recorde de Portugal) foi obtida no Torneio Regional de Fundo Infantis e Juvenis, que se realizou em Cantanhede nos dias 10 e 11 de maio, em que a prestação da jovem atleta lhe permitiu ainda alcançar um outro novo melhor máximo nacional, nos 800 livres.
PUBLICIDADE
Aos 18 anos, passa assim a acumular um recorde sénior e dois recordes júnior europeus, além de 12 recordes nacionais. No seu currículo constam ainda quatro medalhas no Campeonato da Europa de Natação para Síndrome de Down e uma no Campeonato do Mundo, além de diversos títulos de campeã nacional.
Desde 2016 que Matilde Gaspar participa em provas em representação da APCC, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto.
A natação, um dos desportos mais completos e acessíveis, é uma das modalidades praticadas na APCC, onde a prática desportiva é desenvolvida tanto ao nível do desporto de alta competição, como do lazer e manutenção, junto de pessoas de todas as idades. As pessoas com deficiência interessados em praticar esta ou outras modalidades (como o boccia ou a tricicleta) podem contactar o Departamento de Educação Física e Desporto através do telefone 239 792 120 ou do e-mail, para obter mais informação sobre as possibilidades de o fazer na instituição.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE