Desporto

Matilde Gaspar da APCC bate recorde nacional. Atleta de Coimbra vai ao Mundial de Natação Adaptada

Notícias de Coimbra | 1 mês atrás em 18-03-2024

Matilde Gaspar é a nova recordista nacional dos 800 metros livres, na categoria S21. O feito foi alcançado no Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, que se realizou no último fim de semana, tendo o novo máximo continental sido fixado em 14.35,36.

PUBLICIDADE

A nadadora da Associação de Paralisia Cerebral de Coimbra (APCC), que já era detentora dos recordes nacionais dos 50, 100 e 200 bruços e dos 100 e 200 livres, bem como recordista júnior da Europa dos 800 e 1500 livres, estabeleceu aquela marca nas vésperas de se juntar à Seleção Nacional para participar no Campeonato do Mundo de Natação Adaptada, que se irá disputar na Turquia, entre 19 e 26 de março.

A jovem atleta, de apenas 17 anos, tem a sua estreia naquela prova marcada para o dia 21, quando disputar os 100 metros livres. No seu programa individual está ainda prevista a participação nos 50 livres, 50, 100 e 200 bruços e 100 mariposa.

PUBLICIDADE

Será a segunda vez que irá defender as cores de Portugal numa grande competição internacional depois de, em setembro do ano passado, ter estado presente no Campeonato da Europa, em que conquistou quatro medalhas. Matilde Gaspar representa a APCC em provas nacionais e regionais desde 2016, sendo treinada por Anabela Marto, coordenadora do Departamento de Educação Física e Desporto da instituição.

No Torneio de Natação Adaptada Cidade do Porto, a APCC estabeleceu ainda um novo recorde nacional na estafeta feminina de 4 X 50 metros estilos em piscina longa, em que se juntaram a Matilde Gaspar as nadadoras Bárbara Gomes, Carolina Lourenço e Marta Santos.

PUBLICIDADE

publicidade

A natação é uma das várias modalidades desenvolvidas no âmbito da atividade da APCC, tanto na vertente competitiva (com vários atletas a representarem regularmente a instituição em provas de âmbito nacional e regional), como de adaptação ao meio aquático, aprendizagem, manutenção e treino.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE