Vamos

“Materiais inovadores sustentáveis” em exposição no Alma Shopping

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 25-03-2023

O Alma Shopping vai receber a Exposição “Materiais inovadores sustentáveis”, de 27 de março a  2 de abril, na sua Praça Central, localizada no piso 1.

PUBLICIDADE

O Itecons, em parceria com a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro, contando com o apoio do Alma Shopping, e no âmbito do projeto INOVC+, está a organizar esta mostra com o objetivo de despertar o interesse da sociedade pelos materiais sustentáveis. 

“Materiais inovadores sustentáveis” apresenta uma redescoberta de materiais ancestrais e adaptação dos mesmos aos requisitos funcionais modernos, no desenvolvimento de materiais inovadores e eco-eficientes, bem como na recuperação de subprodutos e sua reciclagem.

PUBLICIDADE

De forma a ilustrar o empenho da Indústria na procura de soluções inovadoras e sustentáveis, assim como em promover experiências sensoriais e de aprendizagem, serão disponibilizadas amostras de materiais/produtos desde a sua origem, “em bruto”, até à sua incorporação ou transformação em materiais de construção sustentáveis.

João Teixeira, Diretor do Alma Shopping, afirma que “a sustentabilidade é um dos pilares fundamentais do Alma Shopping pelo que, acolhermos eventos que tenham por objetivo divulgar boas práticas relacionadas com esta temática, é para nós uma combinação perfeita e essencial. Nunca é de mais falar sobre o futuro do nosso Planeta, sobretudo numa área tão importante como a construção, onde cada vez mais nascem alternativas aos materiais que estamos habituados a utilizar”.

PUBLICIDADE

publicidade

Além da exposição, na segunda-feira dia 27, uma das salas de cinema do Alma Shopping vai receber o 1º Fórum “Sabia Que… há desafios emergentes no setor da construção?”, que marcará o arranque desta exposição.

No 1º Fórum “Sabia que…?”, a decorrer no âmbito do projeto INOVC+, pretende-se reunir os diferentes agentes do setor da construção para discussão de temas como a inovação, a sustentabilidade, a digitalização, o impacto da revisão do Regulamento dos Produtos de Construção no setor e os incentivos para o desenvolvimento de produtos inovadores.

A inscrição neste Fórum é gratuita, mas é necessário realizar a inscrição através do preenchimento deste formulário.

PROGRAMA

09:30 – Receção de participantes

10:00 – Sessão de abertura

10:30 – Palestras

  • Sabia que… há financiamentos no Centro 2030 para produtos inovadores? – Dr. Jorge Brandão, CCDRC
  • Sabia que… existe legislação específica para a incorporação de resíduos? – Eng.ª Mafalda Mota, APA
  • Sabia que… a sustentabilidade é reforçada na nova versão de regulamento dos produtos de construção? – Eng.ª Andreia Gil, Itecons
  • Sabia que… a digitalização do setor da construção já é uma realidade? – Dr. José de Matos, APCMC
  • Sabia que… o Alma Shopping também tem preocupações com a sustentabilidade? – Eng.ª Liliana Soares, CBRE

11:30 – Coffee – break

11:45 – Mesa redonda

  •               Sabia que… há desafios emergentes no setor da construção?-  Moderador: Dr. Ricardo Batista, Jornal Construir
  •              Participantes: Dr. Jorge Brandão (CCDRC), Eng.ª Mafalda Mota (APA), Eng.ª Andreia Gil (Itecons) – Dr. José de Matos (APCMC) e Eng.ª Liliana Soares (CBRE)  

12:30 – Inauguração da Exposição Materiais Inovadores Sustentáveis – Prof. António Tadeu, Itecons; Eng.º João Teixeira, CBRE; Dr.ª Isabel Damasceno, CCDRC

13:00 – Almoço de networking

 

Qualquer informação adicional, consultar o programa aqui

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE