Vamos

MATE: Coimbra acolhe encontro internacional das indústrias criativas

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 20-04-2023

Coimbra vai acolher, em outubro, um encontro internacional das indústrias criativas, que tem na música o seu foco principal e conta com a Espanha e a Grécia como países parceiros, revelou hoje a Comunidade Intermunicipal.

PUBLICIDADE

“O MATE pretende ser um encontro internacional de profissionais criativos, empreendedores, artistas, marcas, serviços, indústrias criativas, sempre com o fator agregador da música. Nesta miscelânea de várias e até improváveis alianças, vamos produzir algo único na Europa”, destacou o presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra, Emílio Torrão.

A primeira edição do MATE Europe – Música, Artes, Tecnologia e Educação vai decorrer em Coimbra de 20 a 24 de outubro, contando o projeto com extensões a Tessalónica, na Grécia, e a Santiago de Compostela, na Galiza, em Espanha.

PUBLICIDADE

O evento incluirá ‘talks’, palestras, ‘pitching’, conferências, lançamento de livros, ‘workshops’, mentorias e concertos/’showcases’.

Co-financiado pelo Programa Europa Criativa, com cerca de 200 mil euros, o MATE Europe é liderado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC), tendo como parceiros a Associação Cultural Sem Fins Lucrativos Jazz ao Centro Clube (sediada em Coimbra) e as empresas Nordesía (sediada em Santiago de Compostela, Galiza, Espanha) e Principal Pro (de Tessalónica, Grécia).

PUBLICIDADE

Durante a conferência de imprensa de apresentação do encontro, que decorreu esta tarde no Museu Nacional de Machado de Castro, o presidente da CIM-RC, Emílio Torrão, sublinhou a importância da cultura enquanto veículo para a Região de Coimbra se dar a conhecer ao mundo.

“Este é um projeto que representa um salto qualitativo, em frente ou mais acima, àquilo que temos vindo a fazer há alguns anos a esta parte e que começou com o Coimbra Região de Cultura. É uma oportunidade única de dar o salto qualitativo, para uma perspetiva mais ambiciosa, para trabalharmos a economia criativa, a cultura criativa, a cultura como fator gerador de vários ‘inputs’ no território”, sustentou.

Nesta ocasião, coube ao secretário executivo da CIM Região de Coimbra, Jorge Brito, revelar a matriz e enquadramento do projeto, que tem por objetivo “aumentar o acesso cultural e a participação na cultura”.

Visa ainda “o envolvimento e o desenvolvimento do público, a fim de reforçar a capacidade dos setores culturais e criativos europeus, incluindo organizações de base e micro-organizações, para serem ativos a nível internacional – na Europa e fora dela”.

Já o mentor e criador do MATE, Eron Quintiliano, vincou o facto de o evento englobar territórios culturais e criativos de três países europeus.

No seu entender, para além da educação, arte e música como foco, este “grande encontro colaborativo” contempla-se com valores, propósitos em comum “em prol do desenvolvimento e potencialidades da chamada economia criativa”.

Criado, em 2016, no Brasil, por Eron Quintiliano, produtor e gestor da indústria musical e criativa residente em Portugal desde 2019, o MATE Brasil teve quatro edições até à sua atual internacionalização.

Passou por cidades como Porto Alegre e São Paulo e contou com milhares de participantes.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE