Coimbra

Requalificação da Mata Nacional do Choupal em Coimbra concluída até final de março (com videos)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 10-02-2021

O Instituto da Conservação e da Natureza e Florestas (ICNF) vai avançar com um projeto de recuperação da Mata Nacional do Choupal, em Coimbra, em zonas afetadas pela tempestade Leslie.

PUBLICIDADE

As intervenções, anunciadas em conferência de imprensa, devem decorrer até final de março e incidem na poda e corte de 700 árvores, beneficiação de 4,5 hectares de caminhos pedestres e rearborização de algumas áreas da mata com 5.000 espécies folhosas autóctones.

PUBLICIDADE

“É um projeto de requalificação impactante para a Mata do Choupal, daí sensibilizarmos as pessoas de que o ICNF está a trabalhar com o propósito de as pessoas passearem neste espaço em segurança”, disse a diretora regional do Centro daquele instituto, Fátima Reis.

Com um investimento de 98 mil euros, comparticipado com fundos nacionais e comunitários, no âmbito do Plano de Desenvolvimento Rural 2020, a intervenção tem início na quinta-feira e, segundo a diretora regional, deve prolongar-se por “50 a 55 dias” até ao final de março.

PUBLICIDADE

publicidade

“O ICNF preocupa-se, de facto, com este espaço, que em outubro de 2018 com a passagem do furacão leslie ficou com algumas árvores num estado em que coloca em risco a segurança de pessoas e bens”, disse Fátima Reis.

A requalificação da Mata do Choupal assenta em três intervenções, em que a primeira passa por abater as árvores em risco de queda e podar as que estão necessitadas, além da limpeza e gestão dos combustíveis.

Uma segunda intervenção passa pela rearborização das “clareiras” da mata, com a plantação de 5.000 novas árvores folhosas autóctones, entre castanheiros, carvalhos, freixos e amieiros.

A última intervenção incide na beneficiação de 4,5 hectares de caminhos pedestres.

“Vai ser um projeto de muito valor para a recuperação da Mata do Choupal”, sublinhou Fátima Reis.

Na sessão de apresentação, que decorreu dentro da mata, participou também o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que salientou a requalificação de um “polo usado pelos cidadãos de Coimbra e de outras terras que vão ao Choupal passear, usufruir, conviver e fazer exercício físico”.

“É necessário termos todo o conforto e a segurança para as pessoas poderem usufruírem, matéria a que este projeto dá especial atenção”, referiu o autarca, salientando que os “cidadãos de Coimbra têm beneficiado deste espaço ímpar da natureza”.

Veja os videos dos diretos Notícias de Coimbra.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE