Coimbra

Mata do Bussaco tem novo espaço educativo para conhecer a beleza cénica e biodiversidade

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 12-05-2023

Foi inaugurado hoje, dia 12 de maio de 2023, na Mata Nacional do Buçaco, um novo espaço educativo.

PUBLICIDADE

publicidade

Concebido para acolher a comunidade, irá funcionar como centro de interpretação com especial foco na comunidade infanto-juvenil e escolar. Será equipado com elementos expositivos e interativos que permitem que os visitantes possam conhecer a beleza cénica dos jardins e a biodiversidade da Mata.

PUBLICIDADE

As pessoas com incapacidades, particularmente aquelas com mobilidade reduzida, poderão beneficiar das experiências que os equipamentos e conteúdos temáticos que integram o Espaço Educativo.

Este Espaço será central nas iniciativas a desenvolver com as escolas, especialmente nos dias em que as condições atmosféricas não permitem passeios pela Mata.

Subordinada ao objetivo geral de recuperar e evidenciar o património cultural e natural da Mata do Buçaco, potenciando os seus fins turísticos e incorporando novos espaços visitáveis, esta construção integrou o projeto transfronteiriço denominado 0560_JARCULTUR_3_E, e foi cofinanciado no âmbito do programa operativo EP INTERREG V A Espanha e Portugal (POCTEP), uma candidatura que incluiu também a Junta de Castilla y Léon e o Ajuntamento de Béjar.

O Presidente da Fundação, Guilherme Duarte, afirma que este espaço, que contou com o apoio da Fundação Luso, um inestimável, sucessivo e reconhecido parceiro da FMB e defensor da Mata do Buçaco – representada neste ato público pelo seu Presidente, Nuno Pinto de Magalhães, que copresidiu à cerimónia de inauguração -, vem colmatar aquilo que era uma necessidade premente desta fundação para bem acolher as crianças e as escolas, pois não dispunha de um espaço fechado com condições para recebê-los em dias de chuva, por exemplo. Como professor, esta era uma questão que me incomodava e cuja resolução me deixa satisfeito. Este espaço contribui assim para a redução da sazonalidade da atividade desta fundação, tanto no que se refere aos projetos educativos, como às iniciativas do setor de turismo, já que aqui serão testadas novas formas de abordar a atividade turística.

Já Nuno Pinto Magalhães afirma que: “O apoio da Fundação Luso à construção deste espaço vem reforçar a parceria de muitos anos com a FMB, a qual que tem incidido na preservação e promoção do património natural e cultural da região, a origem da Água de Luso. Esta iniciativa em particular tem como propósito a criação de mais um espaço disponível para a comunidade em geral.”

A Fundação Luso tem apoiado a FMB em várias iniciativas, nomeadamente o apoio à requalificação e conservação dos conjuntos escultóricos do Convento de Santa Cruz do Buçaco, o apoio à reflorestação e preservação da mata e a requalificação do trilho da Água.

 

 

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE