A eurodeputada do PS Marta Temido, os fundadores do BE Francisco Louçã, Fernando Rosas e Luís Fazenda, e vários ativistas vão participar na `rentrée´ do partido que está marcada para os dias 30 e 31 de agosto, em Coimbra.
O programa do “Fórum Socialismo”, divulgado nas redes sociais do BE, conta este ano com a participação da eurodeputada e antiga ministra da Saúde do PS Marta Temido, que falará sobre “O futuro da União Europeia”.
PUBLICIDADE
A abertura dos debates, no sábado, caberá ao bloquista José Manuel Pureza, candidato nas autárquicas à Câmara Municipal de Coimbra, e o fecho, no domingo, ficará a cargo da coordenadora nacional, Mariana Mortágua.
No primeiro dia, Ibon Uría Molero, do espanhol Podemos, falará sobre “Como comunicar à esquerda”, seguindo-se uma sessão sobre Inteligência Artificial com o antigo líder parlamentar e candidato à autarquia de Matosinhos, Pedro Filipe Soares.
O fundador do BE e antigo coordenador Francisco Louçã vai responder à pergunta “Já viste a luta de classes no teu prato do jantar?”, e Cristina Mesquita de Oliveira, fundadora da VIDAs – Associação Portuguesa de Menopausa, juntamente com Andrea Peniche, ativista feminista, vão debater “como acabar com o tabu” à volta do tema da menopausa.
“A crise dos liberalismos” é o tema da sessão encabeçada pelo fundador Fernando Rosas, e a ativista pela igualdade de género Paula Cosme Pinto falará numa sessão intitulada “Da manosfera à urna: por que os rapazes estão a votar à direita”.
O dia termina com uma sessão sob o lema “Palestina Vencerá” que vai juntar a eurodeputada e antiga coordenadora do partido Catarina Martins e o ativista brasileiro Thiago Ávila, que integrou no mês passado a comitiva no veleiro Madleen, que pretendia entregar ajuda humanitária na Faixa de Gaza, e chegou a estar em isolamento prisional pelas autoridades israelitas.
O segundo dia abre com uma palestra sobre segurança, pelo antigo líder parlamentar bloquista Fabian Figueiredo, Luís Fazenda e José Manuel Pureza irão abordar “Trump e a desordem internacional”, e os investigadores António Brito Guterres e Maria José Oliveira abordarão o tema “O Bemformoso – das raízes medievais ao gueto político-mediático”.
O “Fórum Socialismo” 2025, organizado pelo BE mas também pela família europeia “The Left”, contará com a presença de representantes do espanhol Podemos e também do França Insubmissa.
PUBLICIDADE