Coimbra

Marmelos assados e tradição marcam o último showcooking do Coimbra Região Gastronómica

Notícias de Coimbra | 1 hora atrás em 16-11-2025

O último Show Cooking da edição de 2025 da Coimbra Região Gastronómica terminou com um sabor marcadamente afetivo. Tony Salgado e Valdemar Onofre apresentaram um doce tradicional inspirado nas vivências da infância na aldeia de Andorinha, combinando marmelos assados, aguardente e um gelado de frutos secos.

Valdemar Onofre explicou que o prato nasce de recordações que guarda desde a escola primária. “Isto remete à nossa infância, remete aos sabores da aldeia que são próprios e únicos”, descreveu.

Recordou ainda o passatempo dos tempos livres: “Em frente à nossa escola havia um alambique de aguardente e nós, quando tínhamos as tardes livres, acabávamos por ir roubar marmelos. Deitávamo-nos para cima daqueles carolos porque estavam quentinhos, à espera que os marmelos assassem.”

PUBLICIDADE

Segundo o chef, a receita mantém a simplicidade das tradições rurais. “Depois tirávamos a pele, provávamos e, se achássemos que estava muito ácido, colocávamos açúcar e comíamos”, contou. Para o evento, trouxeram ainda as chamadas “espinhas mansas”, usadas tradicionalmente para extrair pinhões.

O doce foi acompanhado por um gelado artesanal de frutos secos e mel.

“Na aldeia sempre houve nozes, pinhões e outros frutos secos. Fizemos um gelado de frutos secos para acompanhar, e o cheiro da aguardente com o marmelo remete mesmo à infância e ao churrasco”, acrescentou.

A edição de 2025 fechou assim com um momento doce e nostálgico, onde tradição, produto local e memória se uniram à mesa.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE