Caviar vegan de Marias&Me vence concurso do IPC

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 18-07-2017

 

PUBLICIDADE

Foram já selecionados os três melhores planos de negócio desenvolvidos por alunos das escolas do Politécnico de Coimbra (IPC) no âmbito do concurso Poliempreende, um concurso na área do empreendedorismo, no qual participam todos os institutos politécnicos nacionais, três escolas superiores não integradas e as escolas politécnicas das Universidades de Aveiro e do Algarve, abrangendo anualmente um universo superior a 100.000 estudantes e 7.000 docentes.

ipc

PUBLICIDADE

Depois de reunido, o júri decidiu atribuir o 1.º prémio ao projeto “Marias&Me”, desenvolvido por Sara Sirgado e Inês Gonçalves, diplomada e aluna da Escola Superior Agrária de Coimbra, respetivamente, que consiste num Caviar Vegan feito a partir de algas e de uma infusão de flores comestíveis que confere um prazer gastronómico único, isento de substâncias intolerantes como o glúten e a lactose, ao que acresce um forte valor nutricional.

O 2.º prémio foi conquistado por uma equipa da Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Coimbra, constituída pelos estudantes Cristiana Paulo, Mariana Dias e Catarina Alves e pelo docente Fernando Mendes, pelo seu projeto “TESty”, que substitui a grupagem AB0 em tubo, dando lugar às microplacas e sem necessidade de centrifugação, caracterizando-se por ser um processo “fácil e reprodutível”. O seu protótipo já se encontra em fase de otimização, simplificando ao máximo a tipagem sanguínea AB0.

PUBLICIDADE

publicidade

O 3.º prémio foi para o projeto “Hi-Garden”, fruto da parceria entre os alunos do Instituto Superior de Engenharia de Coimbra, Rafael Sardinha e Ana Machado, o diplomado da ESTeSC, Marcelo Afonso, e Filipa Brandão e Patrícia Pereira, elementos externos. Este projeto tem para oferecer um canteiro vertical e modular aliado a soluções de software, para uma prática agrícola simplificada e adaptada às condições do seu utilizador. Propõe um retorno à agricultura tradicional ajustada aos seus utilizadores, através de uma gestão inteligente e interativa das suas plantações.

A equipa contemplada com o 1.º prémio participará, a par dos vencedores das outras instituições de ensino superior politécnico, na 14.ª Edição do Concurso Nacional PoliEmpreende, que se realiza por ocasião da Semana do Empreendedorismo, de 11 a 15 de setembro, no Instituto Politécnico de Bragança, coordenador nacional do Concurso no ano letivo de 2016/2017.

O Conselho Empresarial do Centro, o IAPMEI – Agência para a Competitividade e Inovação, a Associação Nacional de Jovens Empresários, o Instituto Pedro Nunes e a Caixa Geral de Depósitos são os parceiros do IPC para o concurso regional.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE