Cidade

Mariana Oliveira recebe Prémio de Jornalismo Adriano Lucas

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 15-12-2014
Adriano Callé Lucas, Carina Gomes, Mariana Oliveira e Clara Almeida Santos
Adriano Callé Lucas, Carina Gomes, Mariana Oliveira e Clara Almeida Santos

A cerimónia pública de entrega do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, decorreu hoje, 15 de setembro, na Sala de S. Pedro, da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Como NDC revelou em primeira mão, a reportagem Todos os Livros, da autoria de Mariana  Oliveira, que concorreu sob pseudónimo de Maria Nobre, foi o trabalho vencedor da 4.ª edição do Prémio de Jornalismo Adriano Lucas, instituído pela Câmara Municipal de Coimbra, em parceria com a Universidade de Coimbra e o jornal Diário de Coimbra, periódico de que o homenageado é diretor, in memoriam, desde 2011, ano do seu falecimento, a 21 de março.

O trabalho vencedor aborda o funcionamento da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, fazendo uma análise pormenorizada desta instituição com mais de cinco séculos de história, o que a constitui como uma das mais antigas da Europa ainda em funcionamento.

PUBLICIDADE

O Júri, constituído por Carina Gomes, (Vereadora da Cultura e Turismo da Câmara Municipal de Coimbra), Clara Almeida Santos (Vice-Reitora da Comunicação, Cultura e Património da Universidade de Coimbra), João Campos (diretor adjunto do Diário de Coimbra), Jorge Castilho e Matilde Sousa Franco (na qualidade de elementos convidados do júri) admitiu quinze trabalhos concorrentes a concurso.

Além do primeiro Prémio (no valor pecuniário de 1.500 euros), o júri atribuiu duas menções honrosas, à reportagem Sabino, O Guarda Passarinho, de Mário Nicolau (com o pseudónimo de Adriano Domar), e que relata episódios da vida do emblemático funcionário do Paul de Arzila; e à reportagem Mãos mágicas que fazem esquecer o cancro, de Francisco Fontes (com o pseudónimo de José do Telhado), onde se abordam as novas perspetivas, implementadas no IPO, para diminuir a dor neste tipo de patologia.

PUBLICIDADE

publicidade

Mariana Oliveira tem 22 anos e é natural de Beja, onde completou o ensino básico e secundário na área de ciências. Estuda, atualmente, na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (2.º ano da licenciatura em Português). Colabora com Rádio Universidade de Coimbra (RUC), onde, desde 2012, tem o programa semanal de entrevistas  “A Pretexto”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE