Política

Mariana Mortágua acusa PS de falhar na saúde e habitação. Pedro Nuno contesta soluções do BE

Notícias de Coimbra com Lusa | 2 meses atrás em 16-02-2024

A coordenadora do BE, Mariana Mortágua, acusou hoje o atual Governo do PS com maioria absoluta de ter falhado na saúde e habitação, enquanto o secretário-geral dos socialistas, Pedro Nuno Santos, contestou soluções propostas pelos bloquistas.

PUBLICIDADE

Estas posições foram trocadas num debate cordial, na RTP, em período de pré-campanha para as legislativas antecipadas de 10 de março, em que Mariana Mortágua reiterou que PS e BE devem apresentar ao país “uma solução de estabilidade” e falar com “clareza sobre o que vai acontecer no dia seguinte às eleições”.

Em resposta, Pedro Nuno Santos recusou falar agora em entendimentos, antes das eleições, mas não excluiu vir a negociar “acordos escritos”, afirmando que sempre os defendeu e considerando que isso “funcionou bem” na primeira legislatura da chamada “geringonça” entre o PS e os partidos à sua esquerda.

PUBLICIDADE

No início deste frente a frente, tanto o secretário-geral do PS como a coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) saudaram o comunicado da Procuradoria-Geral da República (PGR) sobre as investigações judiciais relacionadas com contratação pública na Região Autónoma da Madeira e manifestaram preocupação com o acesso e a morosidade na justiça.

Neste debate, que durou cerca de 37 minutos, com poucas interrupções, Pedro Nuno Santos afastou-se de Mariana Mortágua quanto à reversão de privatizações de empresas como a REN, CTT, Galp e EDP: “Isso não quer dizer que elas tenham sido bem feitas, só que nós não podemos estar sempre a desfazer, a desconstruir, a andar para trás”.

PUBLICIDADE

publicidade

A coordenadora do BE saiu ao ataque à governação do PS chefiada por António Costa com maioria absoluta no parlamento, que acusou ter conduzido ao “desastre” no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e de ter sido incapaz de resolver o problema da habitação – área que Pedro Nuno Santos tutelou enquanto ministro.

Pedro Nuno Santos contrapôs que o BE “não apresenta boas soluções” nestas duas áreas e noutras, apontando como impossível de concretizar e injusta a proposta de obrigar a Caixa Geral de Depósitos a reduzir o ‘spread’ do crédito à habitação.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE