Assinaturas NDC

Apoie a nossa missão. Assine o Notícias de Coimbra

Mais tarde

Coimbra

Maria José: “fazer muitas caminhadas” é o segredo para atingir os 101 anos

António Alves | 10 meses atrás em 06-06-2023

Um grupo de amigos do Bairro Norton de Matos, em Coimbra, festejou hoje, 6 de junho, o 101.º aniversário da mãe de um dos elementos. Maria José dos Santos Mendes Valadas mostrou-se emocionada com o gesto e deseja ouvir de novo os parabéns em 2024.

PUBLICIDADE

Natural da aldeia de Silvares, concelho do Fundão, foi morar ainda nova para a casa de duas primas em Oeiras. Foi neste concelho que casou e criou os três filhos. Um deles, Fernando Valadas, casou e veio morar para Coimbra. Foi, a partir daqui, que passou a ter uma maior ligação à cidade dos estudantes. Nestas deslocações, agora por maiores períodos, estabeleceu uma forte amizade com um grupo de moradores do Bairro Norton de Matos.

Principalmente nas caminhadas “onde era difícil acompanhar o passo da D. Maria José”, referiu Graça Oliveira, e também nos períodos de maior descontração a seguir ao almoço onde é habitual tomarem todos um café e colocarem a “conversa em dia”. Foi então que surgiu a ideia de festejar o 101.º aniversário de Maria José Valadas na esplanada onde todos os dias se reúnem.

Carregue na galeria e conheça o grupo que preparou esta surpresa

Poucos minutos depois das 17:30, a aniversariante chegou ao local combinado. O gesto surpreendeu-a, tendo ficado ainda mais emocionada quando lhe foi colocado à sua frente um bolo com o número 101 em tons rosa.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com o momento em que cantaram os parabéns a Maria José Valadas

PUBLICIDADE

 

Em entrevista ao Notícias de Coimbra, a aniversariante revelou que o segredo para se chegar a esta idade passa por realizar muitas caminhadas. Neste momento, “só vou caminhar quando me apetece”. “Às vezes, aproveito o jardim muito bom que tenho ao pé de minha casa”, disse.

Com dois filhos vivos, Maria José Valadas tem quatro netos e dois bisnetos. Sem grandes problemas de saúde, refere ainda que a alimentação é o mais normal possível, havendo apenas um maior cuidado com o jantar onde come apenas uma sopa e uma peça de fruta.

Para o futuro, formulou votos de “muita saúde” a todos os amigos que lhe fizeram esta festa surpresa e à sua família, esperando no próximo ano festejar o 102.º aniversário.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a entrevista à aniversariante Maria José Valadas

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

WP Twitter Auto Publish Powered By : XYZScripts.com