Conecte-se connosco

Lazer

Maria João e músicos brasileiros celebram Bicentenário da Independência do Brasil na Baixa de Coimbra

Publicado

em

No âmbito das comemorações do Bicentenário da Independência do Brasil, a Câmara Municipal (CM) de Coimbra promove, a partir de uma encomenda musical, um concerto com a prestigiada cantora Maria João e um grupo de renomados músicos brasileiros radicados em Portugal, a 06 de setembro, pelas 22h00, na Praça 8 de Maio. O espetáculo inédito marca o arranque de um novo ciclo regular de programação cultural, intitulado “Saudades do Brasil em Coimbra”, que pretende celebrar, agregar, aprofundar e reinventar as ligações e cumplicidades criativas e artísticas entre Coimbra e o Brasil.

As portuguesas Maria João (voz) e Sandra Martins (violoncelo/clarinete), o angolano Ruca Rebordão (bateria/percussão) e os brasileiros Fred Martins (voz e violão), Luanda Cozetti (voz), Norton Daiello (baixo) e Eli MacFerry (voz e guitarra) – este último natural de São Paulo e sediado em Coimbra há quatro anos e meio – atuam na Baixa de Coimbra a 06 de setembro (terça-feira), a partir de um repto lançado a este universo de reconhecidos músicos pela Divisão de Cultura e Promoção Turística (DCPT) da CM de Coimbra. 

O espetáculo insere-se nas comemorações oficiais do Bicentenário da Independência do Brasil e reúne, assim, músicos portugueses e brasileiros de referência em Portugal, que se juntam em Coimbra para revisitar temas incontornáveis do cancioneiro brasileiro, num diálogo artístico e cultural que se espera cúmplice, inspirador e marcante. 

A proposta pretende ainda continuar a contribuir para uma crescente dinamização cultural, com um cariz diferenciador, da Baixa de Coimbra – objetivo estratégico do atual Executivo da autarquia –, apoiando e promovendo, numa lógica de regularidade e continuidade, o comércio local através da captação de públicos e do aumento dos fluxos e espaços de circulação ao longo do ano. 

Relativamente aos convidados do concerto, a cantora Maria João dispensa apresentações, pois é uma das mais singulares e criativas vozes portuguesas (do jazz à bossa nova, do blues à world music, da improvisação ao canto étnico), dotada de uma versatilidade que atravessa inúmeras geografias, estilos e imaginários. Ao seu lado vão estar nomes cimeiros como Fred Martins, Luanda Cozetti e Norton Daiello (estes dois últimos integram o projeto ‘Couple Coffee’), que vivem em Portugal e têm sido incontornáveis embaixadores da música brasileira e da lusofonia. Sandra Martins, Ruca Rebordão e Eli MacFerry completam o elenco de luxo, enformando um coletivo que prima pelo talento e pela diversidade. 

Para além deste concerto, de entrada livre (com uma duração aproximada de 80 minutos), o Convento de São Francisco apresenta, no dia 09 de setembro (domingo), pelas 19h00, um espetáculo com a prestigiada Orquestra Filarmônica de Minas Gerais (Brasil), também no âmbito da celebração dos 200 anos da independência brasileira. Diversos outros eventos, dinamizados por instituições públicas e entidades associativas, irão marcar esta efeméride em Coimbra ao longo deste período, passando pelas áreas do teatro, música e artes visuais. 

Para mais informações, os interessados podem contactar a Divisão de Cultura e Promoção Turística da Câmara Municipal, através do email [email protected] ou do telefone 239 702 630.

 

Continuar a ler
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade