Primeira Página

Maria (Cavaco Silva) e os seus presépios na Figueira da Foz

Notícias de Coimbra | 5 meses atrás em 15-12-2024

A exposição “O Presépio na Coleção de Maria Cavaco Silva” apresenta uma oportunidade única de apreciar 70 presépios da coleção privada da ex-primeira-dama de Portugal.

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade
publicidade

Esta mostra, patente no Mosteiro de Santa Maria de Seiça, na Figueira da Foz, pode ser visitada até ao dia 26 de janeiro, de quinta a domingo, das 14:00 às 18:00.

PUBLICIDADE

A coleção reflete o sincretismo cultural, unindo a tradição cristã com elementos de rituais pagãos.

Os presépios vão além da narrativa bíblica tradicional, representando a fusão entre a espiritualidade cristã e símbolos da natureza, como os pastores e os animais, frequentemente associados a rituais de fertilidade e abundância.

Esta diversidade é também um reflexo da influência de São Francisco de Assis, que, no século XIII, popularizou o presépio ao incorporar elementos das culturas pré-cristãs.

Reunidos ao longo de várias décadas e provenientes de diferentes continentes e épocas, os presépios da coleção estão sob a tutela do Museu da Presidência.

A coleção de presépios de Maria Cavaco Silva está este ano em quatro sítios diferentes de Portugal”, sublinhou, adiantando que a Figueira da Foz adiantou-se e por isso “tem as melhores peças”.

Maria Cavaco Silva expressou o desejo da coleção estar em permanente exposição: “Eu gostaria muito de ter um sítio em que eles pudessem, e são muitos, mas que pudessem
estar permanentemente em exposição”.

“Uma coleção de sonho”, sublinhou o presidente da autarquia. Pedro Santana Lopes fez questão de relembrar que a classificação do Mosteiro de Santa Maria de Seiça como monumento nacional “iniciou-se num dos governos de Cavaco Silva em 1992”.

A inauguração do evento contou com a atuação musical do Duo da Orquestra Clássica do Centro, acompanhado pela soprano Regina Freire, e foi muito bem recebida pelo público, registando uma afluência significativa.

O Mosteiro de Santa Maria de Seiça, recentemente classificado como monumento nacional, foi destacado pelo presidente da Câmara como um espaço emblemático para acolher esta coleção.

A entrada na exposição é paga, e o evento oferece uma experiência que combina arte, história e espiritualidade, celebrando a tradição do presépio como símbolo central da quadra natalícia.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE