Coimbra
Margarida Pardal “estreou-se” a cantar Fado de Coimbra
A estudante da Universidade de Coimbra, Margarida Pardal, “estreou-se” este sábado à noite a cantar Fado de Coimbra. Perante uma plateia constituída maioritariamente por músicos e cantores do sexo masculino, a aluna arrancou muitos elogios de todos os presentes neste jantar-tertúlia da Acacdemia do Fado de Coimbra.
Acompanhada por dois músicos da Secção de Fado da Associação Académica de Coimbra (SF/AAC) – Mário Pinto (guitarra portuguesa) e Manuel Pais (viola) -, a estudante interpretou dois temas da música conimbricense. Uma das mulheres presentes na sala do restaurante “República da Saudade” deu-lhe os parabéns “pela linda voz” e evocou “a querida amiga Aida Cruz Reis que no ano de 1981 pretendeu cantar Fado de Coimbra, tendo os rapazes da altura assobiado e feito pouco dela, achando mesmo que ela estava maluca”.
PUBLICIDADE
Recorde-se que a questão tem sido bastante polémica, mas recentes espetáculos com a presença de elementos do sexo feminino têm vindo a atenuar essa questão. Um deles – no passado 11 de março – esteve integrado na Semana Cultural da Universidade de Coimbra e contou com a cantora Vânia Couto, acompanhada pela Orquestra Trova do Tempo que Passa, e com a participação de outras duas vozes femininas – Inês Graça e Joana Gonçalves.
Para assinalar os 10 anos da classificação da Universidade de Coimbra como Património Mundial da Unesco está também previsto o espetáculo “No Princípio Era o Fado” que contará com a interpretação de Vânia Couto e Beatriz Villar, entre outros.
Veja o Direto NDC com a atuação de Margarida Pardal (a partir dos 11’30”)
Related Images:
PUBLICIDADE