Vamos

Marchas Populares regressam a Seia na noite de São João

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 16-06-2023

Na noite de 23 de junho, o colorido e brilho das Marchas Populares regressam a Seia, após o interregno devido à pandemia, com oito marchas em palco.

PUBLICIDADE

Os pequenos marchantes do Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia são os primeiros a desfilar, não antes de serem recebidos, como manda a tradição, na praça dos Paços do Concelho.

A estes juntam-se as marchas adultas que, em maior número, engrandecem esta festa marcadamente popular. Colorindo as ruas da cidade, as marchas de Loriga, Travancinha, “Os Viriatos” (Arrifana), Vozes em ½ Ponta, São Romão e do Agrupamento de Escolas de Seia vestem orgulhosamente esta noite o fruto do trabalho de largos meses de empenho e dedicação.

PUBLICIDADE

Depois da receção no largo da Câmara (20:30), o desfile segue pelas ruas da cidade até ao palco do Anfiteatro Municipal, onde as marchas se apresentam para a atuação principal, que começa às 21:00.

Entretanto, como a ocasião assim o pede, na noite de São João não faltarão oportunidades para degustar os pitéus típicos da época (sardinha, febras, entre outros) e adquirir o simbólico manjerico no Parque Municipal da cidade. As barraquinhas abrem às 17:00 e convidam ao convívio pela noite dentro que, de resto, será animado ao som do Grupo Caravela Musical.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE

publicidade

As marchas populares de São João em Seia remontam ao ano de 1964, ano em que o Bairro de São João saiu pela primeira vez à rua. Nos primeiros anos as marchas foram marcadamente assumidas pelos bairros da cidade, tornando-se regulares a partir de 1994, ano em que começam a ser apoiadas pela Câmara Municipal.

Com a entrada do século XXI as marchas de Bairro perdem expressividade, surgindo novas marchas organizadas por Instituições e freguesias deste concelho.

Além do apoio do município de Seia, as comissões das marchas populares, que trabalham todo o ano para brilhar nesta noite, também vão contando com o apoio e colaboração das respetivas juntas de freguesia.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE