Coimbra

Marcha pela Vida Independente em Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 4 horas atrás em 03-05-2025

Pessoas com deficiência vão sair à rua em Coimbra a partir das 15:00.

Segundo um comunicado da Comissão Organizadora da Marcha pela Vida Independente (COMVI), a iniciativa – a 8.ª edição da Marcha pela Vida Independente – pretende tornar visível a diversidade e exigir a implementação plena dos direitos humanos das pessoas com deficiência.

Criada em 2018, esta marcha anual é dinamizada por 26 organizações e coletivos ligados à deficiência e a movimentos sociais, que pretendem dar voz a uma comunidade frequentemente marginalizada.

PUBLICIDADE

Para a Vida Independente, todas as pessoas, com ou sem deficiência, têm o direito à autodeterminação, dignidade e inclusão plena na sociedade.

“O sonho comanda a vida, mas nós não queremos só sonhar, queremos viver”, referem no manifesto da COMVI, destacando que a deficiência deve ser reconhecida como expressão da diversidade humana.

O manifesto que pode ser consultado online e já foi subscrito por cerca de 30 organizações e 150 pessoas em nome individual.

Entre as principais reivindicações da COMVI estão o acesso a serviços de assistência pessoal, habitação acessível, educação, emprego, cuidados de saúde, mobilidade e uma política eficaz de desinstitucionalização.

A comissão convoca não apenas as pessoas com deficiência, mas também familiares, amigas e aliados a juntarem-se a esta “marcha pela dignidade, liberdade e igualdade”.

A concentração terá lugar no Largo da Portagem em Coimbra.

O Dia Europeu da Vida Independente celebra-se oficialmente a 5 de maio, mas as ações em Portugal decorrerão no sábado anterior para garantir maior participação pública.

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE