Política

Marcelo Rebelo de Sousa discursa na 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU

Notícias de Coimbra com Lusa | 7 meses atrás em 19-09-2023

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, discursa hoje no primeiro dia do debate geral da 78.ª sessão da Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova Iorque.

PUBLICIDADE

O chefe de Estado disse que na sua intervenção irá “tentar tratar todos os temas da atualidade” nos 15 minutos que tem disponíveis, colocando “um acento tónico muito forte na Ucrânia” e nos efeitos globais da guerra provocada pela invasão russa de 24 de fevereiro de 2022.

“Mas depois não ignorando outros problemas que existem, e que são fundamentais, como é o problema do clima, do ambiente, dos direitos das mulheres em muitos pontos do mundo, o problema dos jovens que estão a ser deixados para trás, das minorias, das migrações”, acrescentou, numa antevisão do seu discurso feita aos jornalistas no domingo.

PUBLICIDADE

Esta será a sua quinta intervenção em representação de Portugal no debate geral anual entre chefes de Estado e de Governo dos 193 Estados-membros da ONU, em que também participou em 2016, 2018, 2019 e 2021.

Hoje, ao fim do dia, Marcelo Rebelo de Sousa estará numa receção oferecida pelo Presidente norte-americano, Joe Biden, aos participantes na Assembleia Geral da ONU.

PUBLICIDADE

publicidade

O debate geral deste ano entre líderes mundiais será o segundo desde que a Federação Russa invadiu a Ucrânia, em 24 de fevereiro do ano passado, dando início a uma guerra que já leva mais de um ano e meio.

De acordo com Marcelo Rebelo de Sousa, o facto de o Presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, “aparecer ao vivo, para defender a sua posição” nesta sessão da Assembleia Geral da ONU vai fazer da guerra na Ucrânia um “tema inadiável”.

O Presidente da República realçou que na quarta-feira haverá um “chamado Conselho de Segurança aberto”, no qual irá participar, “para discutir só a Ucrânia”.

A abertura do debate geral, com intervenções do presidente da Assembleia Geral, Dennis Francis, e do secretário-geral da ONU, António Guterres, está marcada para as 09:00 locais (14:00 em Lisboa).

O primeiro chefe de Estado a discursar será o Presidente do Brasil, Lula da Silva, seguindo-se o Presidente dos Estados Unidos da América, país anfitrião, Joe Biden, como é tradição.

Segundo a ordem prevista de intervenções, Marcelo Rebelo de Sousa será o oitavo chefe de Estado a discursar, depois do Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, e Zelensky o 12.º.

A 78.ª sessão da Assembleia Geral da ONU tem como tema “Reconstruindo a confiança e reacendendo a solidariedade global: acelerando a ação na Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) rumo à paz, prosperidade, progresso e sustentabilidade para todas as pessoas”.

Marcelo Rebelo de Sousa chegou no domingo à noite aos Estados Unidos da América, onde ficará até sexta-feira.

O ministro dos Negócios Estrangeiros, João Gomes Cravinho, encontra-se também em Nova Iorque para esta sessão da Assembleia Geral da ONU.

À margem da Assembleia Geral, os dois terão reuniões bilaterais para, entre outros objetivos, promover a candidatura de Portugal a um lugar de membro não-permanente no Conselho de Segurança da ONU no biénio 2027-2028.

Em 2021, quando discursou na 76.ª sessão da Assembleia Geral da ONU, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que se Portugal vencer essa eleição para o Conselho de Segurança prosseguirá o mandato de António Guterres como secretário-geral desta organização, que termina no final de 2026.

O chefe de Estado tem reiterado o “total apoio” de Portugal às prioridades de Guterres como secretário-geral da ONU.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE