Primeira Página

Presidente da República não realiza Festa do Livro para mitigar riscos de contágio da covid-19

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 14-09-2020

O Presidente da República justificou hoje a não realização da 5.ª Festa do Livro em Belém com a preocupação de mitigar os riscos de contágio da covid-19, realçando que esta iniciativa “tem incluído várias manifestações culturais”.

PUBLICIDADE

Marcelo Rebelo de Sousa transmitiu esta posição numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet em que anunciou o adiamento da 16.ª reunião do Grupo de Arraiolos prevista para 08 e 09 de outubro em Lisboa.

PUBLICIDADE

“Com as mesmas preocupações de mitigação dos riscos de contágio, também não se realizará este ano a ‘Festa do Livro em Belém’, a qual tem incluído várias manifestações culturais, com a exposição de livros, mas também colóquios, exposições e espetáculos teatrais e musicais”, afirma o chefe de Estado.

Nesta nota, o Presidente da República refere que “esta orientação” já o levou “a organizar a cerimónia de 10 de Junho em modelo muito restrito nos Jerónimos” – onde decorreu uma cerimónia “simbólica”, com apenas dois oradores e seis convidados, como no seu entender deveriam ter sido celebrados o 25 de Abril e o 1.º de Maio.

PUBLICIDADE

publicidade

No dia 29 de maio, após uma visita à livraria Barata, em Lisboa, Marcelo Rebelo de Sousa disse aos jornalistas que tinha decidido cancelar a Festa do Livro no Palácio de Belém “para não se sobrepor” à Feira do Livro de Lisboa e a Feira do Livro do Porto, adiadas para finais de agosto e início de setembro devido à pandemia de covid-19.

A Festa do Livro nos jardins do Palácio de Belém, em Lisboa, lançada em 2016, primeiro ano do seu mandato, e reeditada nos três anos seguintes, tem decorrido precisamente nessa altura do ano.

Marcelo Rebelo de Sousa lançou esta iniciativa com objetivo de promover a leitura e apoiar os editores e livreiros.

Nas quatro edições desta festa, com entrada livre, a programação incluiu também debates, concertos, cinema, teatro, jogos didáticos, entre outras atividades para vários públicos.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE