Presidente da República lamenta perda de “velho amigo” Calvão da Silva

Notícias de Coimbra | 6 anos atrás em 20-03-2018

O Presidente da República lamentou hoje a morte do professor universitário de direito e antigo dirigente e deputado do PSD João Calvão da Silva, expressando tristeza pela perda de “um velho amigo” e “exemplo de vida”.

PUBLICIDADE

20180320_162805

Marcelo Rebelo de Sousa esteve grande parte da tarde na Universidade de Coimbra. Primeiro numa sala da FDUC com Rui Figueiredo Marcos e Pinto Monteiro. Depois esteve na capela da UC com familiares e amigos de Calvão da Silva.

PUBLICIDADE

20180320_163553

Numa nota publicada no portal da Presidência da República na Internet, Marcelo Rebelo de Sousa, recorda-o como “académico de excelência, jurisconsulto eminente” e um “dos civilistas mais prestigiados da sua geração” e envia condolências à sua família.

PUBLICIDADE

publicidade

Segundo o chefe de Estado, João Calvão da Silva, “muito justamente, conquistou o apreço dos seus pares, da comunidade jurídica nacional e de muitas gerações de estudantes devido à profundidade do seu saber e às suas ímpares qualidades de investigador e docente da Universidade de Coimbra”.

“Lega-nos uma vasta obra, que permanecerá entre nós, a par do seu exemplo de vida, como homem e como professor, como académico e como governante. À perda de um universitário de exceção, de uma personalidade pública que sempre amou o seu país, soma-se, no plano pessoal, o sentimento de tristeza e dor pelo desaparecimento prematuro de um velho amigo de muitas décadas”, acrescenta.

O Presidente da República considera que “honrar a memória do professor Calvão da Silva é seguir, todos dias, o seu exemplo de trabalho e rigor, de dedicação à universidade e a Portugal”.

João Calvão da Silva, que foi secretário de Estado Adjunto do vice-primeiro-ministro Carlos Mota Pinto, no governo do Bloco Central (PS-PSD), entre 1983 e 1985, e ministro da Administração Interna em 2015, morreu hoje, aos 66 anos, vítima de doença.

Nascido em Montalegre, no distrito de Vila Real, em 20 de fevereiro de 1952, João Calvão da Silva licenciou-se em Direito, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, em 1975, pela qual se doutorou, em 1990, e onde lecionou.

No plano político-partidário, foi presidente do Conselho de Jurisdição Nacional do PSD até ao último congresso deste partido, realizado em fevereiro deste ano, no qual já não participou no encontro devido à doença, tendo recebido palavras de homenagem do antigo e do atual presidentes do PSD, Pedro Passos Coelho e Rui Rio, durante a reunião magna.

Exerceu as funções de secretário de Estado Adjunto do vice-primeiro-ministro, Carlos Mota Pinto, no governo de Bloco Central (PS-PSD), entre 1983 e 1985, e deputado pelo PSD à Assembleia da República, entre 1995 e 1999.

Mais recentemente, desempenhou o cargo de ministro da Administração Interna, no segundo executivo PSD/CDS-PP liderado por Pedro Passos Coelho, que durou menos de um mês, em 2015.

Entre 1985 e 1992, foi presidente da Comissão de Fiscalização da TAP Portugal. Entre 1992 e 1995, foi membro do Conselho Superior do Ministério Público, tendo também integrado o Conselho Superior da Magistratura, até 2009.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE