Portugal

Marcado o último adeus a uma das vítimas mortais da tempestade Kristin

Notícias de Coimbra com Lusa | 1 hora atrás em 31-01-2026

Imagem: © Diego Souza/Facebook

O funeral de uma das vítimas mortais no concelho de Leiria da passagem da depressão Kristin, um homem de 58 anos, realiza-se na segunda-feira, em Ansião, de onde era natural, segundo o anúncio da agência funerária.

PUBLICIDADE

publicidade

De acordo com a agência Postvitae, o funeral da vítima realiza-se às 14:30, na Igreja Matriz de Ansião, no distrito de Leiria, onde serão realizadas as cerimónias fúnebres.

O homem, que morava em Leiria, morreu na quarta-feira, quando a depressão atingiu o concelho.

Nesse dia, presidente da Câmara, Gonçalo Lopes, revelou que a vítima trabalhava num parque fotovoltaico.

De acordo com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a morte ocorreu em Fonte Oleiro, na União de Freguesias de Santa Eufémia e Boa Vista, onde a vítima foi encontrada em paragem cardiorrespiratória numa obra.

A passagem da depressão Kristin por Portugal continental, na quarta-feira, deixou um rasto de destruição, causando pelo menos cinco mortos, segundo a Proteção Civil, vários feridos e desalojados. A Câmara da Marinha Grande contabiliza ainda uma outra vítima mortal no concelho. No concelho da Batalha, distrito de Leiria, um outro homem de 73 anos morreu este sábado ao cair de um telhado quando estava a reparar as telhas.

Quedas de árvores e de estruturas, corte ou o condicionamento de estradas e serviços de transporte, em especial linhas ferroviárias, fecho de escolas e cortes de energia, água e comunicações foram as principais consequências materiais do temporal.

Leiria, por onde a depressão entrou no território, Coimbra e Santarém são os distritos que registam mais estragos.

O Governo decretou situação de calamidade entre as 00:00 de quarta-feira até às 23:59 de dia 01 de fevereiro para cerca de 60 municípios, número que pode aumentar.