Vamos

Maranho recheado com boa música na Sertã

Notícias de Coimbra | 10 meses atrás em 11-07-2023

O Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã abre as portas da sua 11.ª edição já no próximo dia 13 de julho. Com um programa recheado de muita música, cultura e animação, os pratos principais serão o Maranho da Sertã e toda a gastronomia da região, assim como as suas tradições, usos e costumes. 

PUBLICIDADE

“A gastronomia é um dos mais importantes ativos turísticos do concelho da Sertã e o Festival de Gastronomia pretende dar eco à riqueza, variedade e singularidade da nossa cozinha”, constatou Carlos Miranda, presidente da Câmara Municipal da Sertã. Lembrando “o caráter jovem e vibrante, mas inclusivo, do Festival de Gastronomia do Maranho da Sertã”, o autarca explicou que neste “evento também se celebra todo o modo de ser associado ao concelho da Sertã, através dos nossos usos, tradições e costumes”.

“A nossa identidade local está muito presente nesta iniciativa, onde também se olha para o futuro e para os desafios trazidos pelas novas tendências gastronómicas e de como conseguiremos posicionar e trabalhar as nossas iguarias no médio/longo-prazo”, constatou Carlos Miranda. 

PUBLICIDADE

O cruzamento entre o presente e o futuro estará, por exemplo, bem vincado nos showcookings que decorrerão durante o festival e que serão conduzidos pelos chefs Rui Lopes (14 de julho, 12h) e José Júlio Vintém (15 de julho, 12h).  

Serão vários os espaços de restauração e tasquinhas presentes no festival para apreciar o Maranho da Sertã, mas também outras especialidades locais como o Bucho Recheado ou os Cartuchos de Amêndoa de Cernache do Bonjardim. Por todo o concelho da Sertã, os restaurantes estarão também abertos para que a experiência gastronómica seja ainda mais autêntica.

PUBLICIDADE

publicidade

Com uma zona de entrada completamente renovada, tanto em termos gráficos como de circulação pedonal, o Festival de Gastronomia “procura imprimir novas dinâmicas e mostrar aos nossos visitantes o que existe de melhor a nível turístico, não só na vila da Sertã, mas em todas as dez freguesias que constituem o nosso município. Daí a instalação deste novo espaço que será absolutamente surpreendente”, frisou Carlos Miranda.

Em complemento a este espaço, mantém-se o Pátio das Freguesias, que “tanto sucesso registou na edição anterior. Neste local, será possível assistir a recriações de antigos usos e costumes, espetáculos culturais, atuações de ranchos folclóricos e de outros grupos musicais. É uma autêntica janela aberta da Sertã para o mundo”, sublinhou o edil da Sertã.

O programa inclui ainda atividades para toda a família, que vão do desporto à cultura, passando pelos jogos tradicionais. 

No cartaz musical, os nomes em destaque para os quatro dias são muitos e variados. No dia 13 de julho, atuam os Nightmare’s Sweet Dreams (21h) e a Orquestra Big Gang (22h30). A noite do dia seguinte é preenchida pelos Popxula (21h30) e The Legendary Tigerman (23h). Marco Figueiredo & Os Revivalistas (21h30) e Richie Campbell (23h) sobem ao palco no dia 15 de julho, enquanto no dia 16 de julho será a Santana Tribute Band (21h30) e a Sociedade Filarmónica Aurora Pedroguense, acompanhada pelo cantor norte-americano Chuck Wansley (23h), a encerrar este festival em grande estilo. Haverá ainda muita animação noite fora assegurada pelos djs Djs Vassalo, P*ta da Loucura, Gonçalo Guedes, I Love Reggaeton, Hugo Rafael e Smells Like 90’s.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE