Economia

“A mão e o barro” em colóquio sobre cultura cerâmica

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 09-02-2017

 

PUBLICIDADE

Condeixa acolhe no próximo dia 11 “A mão e o barro”, um colóquio sobre a cultura cerâmica, que agregará as V Jornadas de Valorização do Património Cultural. A iniciativa é promovida pela Associação Ecomuseu de Condeixa, Câmara Municipal e União das Freguesias de Condeixa-a-Velha e Condeixa-a-Nova.

pousada condeixa

PUBLICIDADE

“Com as apresentações constantes do programa deste colóquio, pretende-se espelhar a intervenção de numerosos estudos em curso no território do município de Condeixa, refletindo também o que de semelhante ocorre noutros lugares, e organizar, posteriormente, o respetivo livro de Atas”, refere Miguel Pessoa, da comissão de coordenação do evento, sublinhando que este surge no âmbito da promoção de Conimbriga e da sua candidatura a Património Mundial da UNESCO.

Considerando que Conimbriga está envolvida por “um outro rico património cultural, material, imaterial e natural”, os promotores da iniciativa consideram que “a sua inventariação, estudo e divulgação, se for amplamente discutida, de forma a chegar a todas as faixas etárias, grupos sociais, visitantes nacionais e estrangeiros, é um fator de afirmação dos valores humanistas das comunidades do município de Condeixa e de municípios contíguos”.

PUBLICIDADE

publicidade

Miguel Pessoa realça que “os portugueses atingiram, no que toca à cerâmica, no caso do azulejo, um lugar invulgar na cultura artística” e lembra que podemos estar no último momento possível para preservar o património vivo que representam os antigos oleiros e pintores da cerâmica decorativa.

A criação de um Centro de Desenvolvimento da Cultura de Cerâmica (com esta ou outra designação), que a autarquia tem projetado para as degradadas instalações da antiga Cerâmica Conimbriga, teria “o maior interesse sócio-cultural e serviria para conservar e eventualmente desenvolver um setor da economia que tem dado o seu melhor na criação de riqueza ao longo dos séculos”, defende aquele responsável.

A anteceder o colóquio, decorre no dia 10, a partir das 21.00, na Pousada de Condeixa, o lançamento das Atas das III Jornadas de Valorização do Património Cultural e Natural de Eira Pedrinha.

No dia 11, no mesmo local, desde as 9h30, terão lugar várias intervenções de especialistas, num denso programa de sessões, com diversos temas: “Do barreiro à peça”; “Memória da indústria cerâmica”; “Música e instrumental cerâmico e música jazz”; “Programas decorativos civis e religiosos”; “Cerâmica local e regional – da pré-história ao legado luso-romano”; e “A cerâmica hoje e o ensaio de novas dinâmicas”.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE