A praia de Buarcos, na Figueira da Foz, recebeu esta manhã, 21 de maio, uma comitiva de 45 utentes da Santa Casa da Misericórdia de Proença-a-Nova, que ali chegaram para respirar o ar do mar e viver momentos únicos.
Para alguns, como Manuel, de 93 anos, foi a primeira vez a pisar aquela areia, apesar de já ter conhecido muitas outras praias ao longo da vida.
“Já estive em várias praias, mas na Figueira é a primeira vez. Este mar é diferente, tem um cheirinho bom”, partilhou Manuel, que surpreendeu os presentes ao recordar uma arriscada passagem pelo mar durante o seu tempo embarcado num petroleiro. Com aquela idade, fala com clareza e emoção dos tempos em que saltava de navios para rebocadores em mares agitados, agora substituídos por manhãs calmas e seguras à beira-mar.
PUBLICIDADE
A visita foi organizada pela Santa Casa com o objetivo de proporcionar uma experiência diferente aos seus utentes, muitos deles com mobilidade reduzida. “Foi preciso muita logística, mas conseguimos trazer todos os que podiam vir. É a primeira vez que vimos à Figueira e para muitos é também a primeira vez que veem o mar”, explicou uma das responsáveis pela instituição.
Maria do Carmo, também utente, emocionou-se ao falar da viagem e da importância deste momento. Viúva há oito meses, recordou os seus 62 anos de casamento e partilhou a alegria de poder estar ali: “Adoro estar aqui, é muito bom respirar este ar. E agora vamos a Fátima. Para mim, Fátima é tudo”.
Com promessas de rezas e terços a caminho de Fátima, esta iniciativa deixa um rasto de alegria, emoção e gratidão. Um dia inesquecível para quem vive habitualmente no interior, longe do mar, mas com o coração cheio de memórias e histórias para contar.
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE