Cidade

Manuel Machado relança ECOVIA e compra miniautocarros 100% elétricos

Notícias de Coimbra | 5 anos atrás em 22-05-2019

A Câmara Municipal de Coimbra (CMC) participa no Portugal Smart Cities Summit 2019 que começou hoje e prolonga-se até à próxima quinta-feira, 23 de maio, na Feira Internacional de Lisboa (FIL).

PUBLICIDADE

Neste que é o maior evento sobre cidades inteligentes a autarquia apresentou, esta manhã, um dos dois novos miniautocarros 100% elétricos que vão reforçar em breve a frota dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) para relançar o serviço da Ecovia e criar novas condições de mobilidade no centro da cidade.

O Portugal Smart Cities Summit 2019 foi inaugurado  na terça-feira pelo secretário de Estado Adjunto e da Mobilidade, José Mendes, pelo presidente da CMC e da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Manuel Machado, e pelo presidente da Fundação AIP, Jorge Rocha de Matos, entre outros autarcas e empresários presentes.

PUBLICIDADE

Depois da Cimeira dos Autarcas que deu o mote para o arranque da iniciativa, foi apresentado, no expositor da CMC, um dos dois novos miniautocarros elétricos que em breve vão reforçar a frota dos SMTUC, possibilitando o relançamento da Ecovia e a criação de novas condições de mobilidade para o centro da cidade.

Numa primeira fase, o investimento será superior a 630 mil euros nestes dois novos miniautocarros elétricos para reforçar o transporte flexível da Linha do Centro Histórico, o que vai permitir, também, que o serviço seja prolongado, melhorado e alargado. Estes dois miniautocarros elétricos têm seis metros de comprimento, um motor com 125KW de potência, uma capacidade das baterias de 66kWh e uma lotação total de 19 pessoas.

PUBLICIDADE

publicidade

Entretanto, numa segunda fase será relançada a Ecovia com serviço de ligação de pontos estratégicos e de grande afluência a parques de estacionamento periféricos. Para isso, em outubro de 2018 a autarquia já submeteu mais uma candidatura ao PO SEUR, para a aquisição de cinco autocarros e nove miniautocarros elétricos, respetivos sistemas de carregamento e serviços de assistência técnica e monitorização dos resultados. Esta candidatura representará um investimento total estimado de seis milhões de euros.

Recorde-se que a CMC, nos últimos cinco anos tem apostado na renovação da frota dos SMTUC, que se traduziu num reforço de mais de 40 autocarros (sendo 2 híbridos e 10 elétricos), num investimento de cerca de 9 milhões de euros, para além de suportar integralmente o custo social dos transportes que é superior a outros tantos 9 milhões de euros anuais. Nos próximos três anos a frota dos SMTUC deverá ter cerca de 25 veículos 100% elétricos.

O presidente da CMC, Manuel Machado, acompanhado pelos vereadores e membros do Conselho de Administração dos SMTUC, Jorge Alves e Regina Bento, conversaram ainda com as startups instaladas no Instituto Pedro Nunes (IPN) que participam no Portugal Smart Cities Summit, integradas no expositor do município que decidiu também dar espaço, apoio e visibilidade ao que de melhor e mais inovador se faz na cidade. 

A CMC leva a este evento várias tecnologias que têm sido instaladas na cidade para benefício das pessoas, com o que de melhor se faz em Coimbra e em Portugal, nomeadamente os painéis eletrónicos com informação de horário dos SMTUC em tempo real; a integração tarifária; o sistema de telemetria nos contadores da Águas de Coimbra; a manutenção preditiva para a gestão da frota dos SMTUC; e a rede wifi Coimbra +, entre outros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE