Autárquicas

Manuel Machado quer melhores acessos aos hospitais de Coimbra

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 18-07-2013

Manuel Machado considera que “os serviços hospitalares em Coimbra são excelentes. Mas os doentes, visitantes e profissionais de saúde vivem um calvário para lá chegar: de manhã as filas começam em Bencanta, não há transportes públicos, é um inferno para estacionar. “A Câmara passou uma dúzia de anos sem fazer o que devia”, constatou o candidato do PS ao visitar hoje a envolvente dos hospitais.”

PUBLICIDADE

Em nota enviada a  NDC acrescenta que “há uma enorme distância entre a qualidade dos serviços de saúde que o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra presta e as péssimas infraestruturas e serviços de acesso que os cidadãos – doentes, visitas, profissionais – têm ao seu dispor.

“A autarquia passou os últimos 12 anos sem fazer o que devia para dar resposta às mais de cinco mil viaturas que todas as manhãs se dirigem para os hospitais da universidade”, afirmou hoje Manuel Machado, o candidato do Partido Socialista à presidência da Câmara de Coimbra. “A Câmara Municipal tem de ser gerida de tal forma que, à excelência dos serviços de saúde prestados, correspondam infraestruturas e serviços de transporte de qualidade equivalente”.

PUBLICIDADE

publicidade

O que se passa todas as manhãs em Coimbra nos acessos aos hospitais é calamitoso. E hoje de manhã, ao visitar a Rotunda dos HUC e os parques de estacionamento envolventes, Manuel Machado constatou isso mesmo: falta de transportes públicos para os doentes que vêm a consultas externas e receber tratamentos; falta de estruturas de acesso para os automóveis de utentes, de visitas e de profissionais; condições de estacionamento escassas e caóticas que forçam a Polícia Municipal a atuar.

A visita do candidato socialista ocorreu a pedido de um grupo de cidadãos que se revolta contra as condições aviltantes que, regularmente e em fracas condições de saúde, são obrigados a enfrentar de cada vez que têm de receber tratamentos ou comparecer a consultas. “A cidade tem de se tornar amigável para todos aqueles que a frequentam”, disse-lhes Manuel Machado. “Sobretudo quando se trata de serviços de saúde, que por regra são prestados a pessoas fragilizadas, uma cidade como Coimbra tem de se especializar em tratar com qualidade todos aqueles que circulam no seu território para aceder a cuidados de reconhecida qualidade mundial”.

PUBLICIDADE

Quando regressar à presidência da Câmara Manuel Machado irá tornar prioritária a resolução deste problema. “Terá de se trabalhar articuladamente em várias frentes: desde logo, aumentando de forma inteligente a oferta de transportes coletivos para diminuir o afluxo matinal de carros; depois, diversificar as vias de acesso aos hospitais; finalmente, aumentar os lugares de estacionamento e melhorar drasticamente a sua qualidade, segurança e conforto”.

Depois desta visita à envolvente dos hospitais, Manuel Machado será recebido na próxima segunda-feira, a seu pedido, pelo Conselho de Administração do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra.”

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE