Conecte-se connosco

Autárquicas

Manuel Machado quer manter aposta nas ciclovias e ligar Coimbra à Figueira da Foz  

Publicado

em

O socialista Manuel Machado, que se candidata ao terceiro mandato consecutivo à Câmara de Coimbra, afirmou hoje que pretende manter a aposta nas ciclovias dentro da cidade e construir a ligação à Figueira da Foz.

“Nós construímos mais de 20 quilómetros de ciclovias já neste mandato e estão projetados mais 30 quilómetros para fazer de imediato e servir polos referenciais, como por exemplo da Escola Superior Agrária”, disse aos jornalistas, junto à avenida João das Regras, onde decorrem durante o dia várias atividades desportivas, no âmbito da Semana da Mobilidade.

Depois da chegada de um grupo de ciclistas seus apoiantes, o candidato, que preside ao município desde 2013, anunciou que dentro de dias será lançado o concurso – em articulação com os municípios vizinhos de Montemor-o-Velho e Figueira da Foz – para construir mais 50 quilómetros, ligando Coimbra à Figueira da Foz.

Frisando que pretende continuar a estimular esta atividade, Manuel Machado referiu que, “aquilo que ao princípio muitos duvidavam, afinal é uma evidência, que as pessoas têm gosto, utilidade e vantagem em praticar este tipo de deslocação em modalidade suave, com grandes vantagens ambientais”.

“Continuaremos a fazê-lo porque é um contributo para as questões climáticas, que nos preocupa, para possibilitar a deslocação a quem quiser ir de bicicleta de casa para o emprego ou para as salas de aulas”, sustentou.

O cabeça de lista do PS considera que se trata de “uma estratégia deliberada de promover a contenção automóvel com preocupações climáticas”.

“Não sou contra os automóveis, mesmo no centro da cidade, sou é a favor de uma racionalidade acrescida do uso do espaço público nas zonas centrais da cidade, de modo a respeitar os peões e os ciclistas”, referiu.

As ciclovias “a que demos prioridade, de forma deliberada, são aquelas que estão na margem ribeirinha, porque ao mesmo tempo que estamos a criar melhores condições para as pessoas passearem ou se deslocarem de bicicleta, estamos a requalificar também as margens do Mondego”, sublinhou.

Manuel Machado disse ainda que se continuar à frente do município vai continuar a aposta na implementação do sistema de transporte Ecovia para ver se é possível, “em parte, pelo menos resolver a circulação automóvel e os estacionamentos nas imediações dos hospitais, que é preocupante”, mesmo que seja necessário “adotar modalidades de acesso mais abrangentes”.

“Estamos a fazer os testes para insistirmos nessa solução”, garantiu o candidato.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (Coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT).

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade