Cidade

Manuel Machado quer Coimbra nos Caminhos de Fátima

Notícias de Coimbra | 9 anos atrás em 09-10-2015

O Executivo da Câmara Municipal de Coimbra (CMC) irá analisar e votar, na sua reunião da próxima segunda-feira, a adesão do município ao núcleo fundador da Associação Caminhos de Fátima.

PUBLICIDADE

Da autoria do presidente da CMC, Manuel Machado, a proposta justifica esta adesão pela necessidade de “melhoria das condições de peregrinação até ao Santuário de Fátima, em termos de segurança, conforto e apoio, afastando os peregrinos das estradas e itinerários nacionais com grande movimentação de trânsito automóvel”. O documento atesta ainda que se trata, “inequivocamente, de um projeto de relevante interesse local”.

A Associação Caminhos de Fátima conta com um grupo promotor composto por 14 municípios, no qual se inclui Coimbra, estando posteriormente aberto à entrada de associados privados e particulares.

A proposta é ainda acompanhada de uma estimativa orçamental sobre a intervenção que é necessário efetuar no troço dos Caminhos de Fátima que passa no concelho de Coimbra (e que servirá também os peregrinos dos Caminhos de Santiago). A empreitada prevê a reconstrução de passeios e colocação de passadeiras, bem como de elementos de drenagem. Nalgumas estradas e caminhos municipais está prevista a colocação de lombas ou passadeiras elevadas de modo a diminuir a velocidade dos veículos.

PUBLICIDADE

publicidade

Nos troços de terra batida, preconiza-se a limpeza e desmatação, além da aplicação de saibro ou de agregado britado. As zonas com forte declinação serão revestidas a betuminoso ou calçada para evitar a degradação provocadas pelas águas pluviais. Por último, nas vias em que o tráfego é intenso, a estimativa contempla a continuidade dos passeios garantidos de um dos lados da via. Incluindo a instalação de um passadiço metálico no tabuleiro inferior da Ponte Açude, o total desta intervenção apresenta um custo estimado de 833.220,38 euros.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE