Coimbra

Manuel Machado quer Centro Covid-19 a funcionar já na quarta-feira

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 07-04-2020

O presidente da Câmara de Coimbra instou hoje a Administração Regional de Saúde do Centro a “por a funcionar já” na quarta-feira o Centro de Diagnóstico Móvel Covid-19 na cidade, uma vez que estão reunidas as condições para isso.

PUBLICIDADE

“Acabo de ser informado de que estão reunidas todas as condições para abrir” e fazer testes à covid-19 no Centro de Diagnóstico Móvel na Praça da Canção, em Coimbra, e, “por isso, resta instar a Administração Regional de Saúde do Centro (ARSC) a pô-lo a trabalhar, a funcionar, já” na quarta-feira, disse hoje à agência Lusa o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado.

A ARSC anunciou hoje, através de um comunicado, que aquele centro de diagnóstico móvel “poderá começar a receber cidadãos previamente referenciados pela linha SNS 24, centro de saúde ou hospital”.

PUBLICIDADE

Na mesma nota enviada hoje à agência Lusa, a ARSC informa igualmente o reforço da capacidade de realização de testes à covid-19 com a entrada em funcionamento do Laboratório de Análises Clínicas da Universidade de Coimbra, no âmbito de uma parceria com a Universidade de Coimbra (UC), o Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra, o Instituto Português do Sangue e Câmara Municipal de Coimbra.

O Centro de Diagnóstico Móvel Covid-19 na Praça da Canção está em condições de receber os meios e técnicos para fazer testes à doença “desde 23 de março”, indicou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

publicidade

Este centro, criado pela Câmara, “a pedido da ARSC”, resulta de “porfiados esforços empreendidos [pela autarquia] em articulação com a UC e a ARSC”, recordou Manuel Machado.

Os laboratórios da UC envolvidos neste processo produzem reagentes e fazem as análises (já validadas pelo Instituto Ricardo Jorge) às amostras, dispondo de “uma capacidade instalada para atingir os 450 testes/dia”. 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE