Autárquicas

Manuel Machado promete atrair investimento e criar emprego

Notícias de Coimbra | 11 anos atrás em 16-09-2013

Recriar a esperança! Um concelho e uma cidade amigos do investimento, mais competitivos, abertos ao progresso. São estes os principais desígnios do Programa Eleitoral do Partido Socialista para a Câmara de Coimbra, apresentado esta manhã na sede de candidatur de Manuel Machado,   antes de ser visto em campanha na Visconde da Luz, seguido de perto pelos seus colaboradores Zara Ilieva e Soares Rebelo.

PUBLICIDADE

“Perante a regressão verificada no país e na cidade, a escolha dos cidadãos de Coimbra será muito clara”, afirmou Manuel Machado, que aposta numa “guerra” PSD/PS: “Ou elegem o candidato do Governo, ou o candidato do PS”. Com ele, prometeu, “ a cidade não voltará a ser subserviente com o Governo Passos Coelho/Portas”.

“A nossa principal prioridade será tornar Coimbra uma cidade amiga do investimento”, declarou hoje o candidato do Partido Socialista à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, durante a apresentação do seu Programa Eleitoral.

PUBLICIDADE

A nota de imprensa do candidato acrescenta que “a prioridade é atrair investimento. Faremos uma importante ofensiva para captar investimento nacional e, sobretudo, estrangeiro através da valorização da marca Coimbra e de tudo o que ela implica: Universidade, ciência, inovação, património, artes, cultura”, afirmou. Foi esta a receita que apresentou para inverter a herança deixada pelo PSD/CDS e por Barbosa de Melo à frente do município: perda de população, menos empresas, mais desemprego, mais dívida.

A apresentação do programa foi feita na sede da candidatura, no Largo da Portagem, na véspera do início da campanha eleitoral. E Manuel Machado renovou o compromisso de, quando eleito, travar a espiral de desperdício e de má gestão praticada pelo PSD/CDS para ganhar espaço para baixar os impostos e taxas municipais: “Iremos devolver aos contribuintes metade do IRS e do IRC que caberiam ao município, fazendo-o reverter para a economia local”, prometeu. “Iremos também baixar a fatura da água e dos esgotos, por exemplo, que nos últimos 12 anos duplicou”.

PUBLICIDADE

publicidade

E concluiu: “A nossa receita para relançar a economia será a contrária de Pedro Passos Coelho e de Vítor Gaspar, aqui em Coimbra seguida pelo conformado João Paulo Barbosa de Melo…” Referindo-se ao panorama nacional, Manuel Machado voltou ainda a reivindicar a redução do IVA da restauração para 13% e, se possível, para os valores inferiores praticados em Espanha. A prioridade, sustentou, “é aumentar a nossa competitividade”.

Para os jovens, Manuel Machado guardou um dos seus grandes projetos para a cidade: “O acesso gratuito à Internet de grande capacidade, às autoestradas da informação, em toda a cidade será esse o nosso contributo imediato para os jovens de Coimbra”, afirmou. “Tecnologicamente, iremos colocar Coimbra no século XXI”.

Para além disso, no programa de reabilitação do centro histórico, que entretanto foi classificado como Património Mundial da Humanidade, Manuel Machado anunciou o lançamento de um vasto sistema de incentivos ao arrendamento e à compra de casas por jovens. “Vamos apoiar quem estuda e está a começar a vida”, afirmou.  “Vamos voltar a encher a Alta e Baixa de Coimbra!”

Outro aspeto importante do programa apresentado será o reforço a rede social em Coimbra. “Iremos dar um apoio decisivo às comissões sociais de freguesia”, disse o candidato do PS. “Iremos apostar no voluntariado. E iremos dar um impulso consistente ao combate à pobreza com o Conselho Municipal de Economia Social”.

A fechar, Manuel Machado regressou à política: “O pior que esta câmara dos partidos do Governo, esta Câmara de João Paulo Barbosa de Melo, fez à auto-estima da cidade foi a subserviência ao Governo Passos Coelho/Portas. A cidade tem sido humilhada!”, diagnosticou. “Connosco deixará de o ser. Voltará a ter voz própria, voltará a comandar o seu destino. Comigo, Coimbra deixará de ser subserviente!”

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE