Política

Manuel Machado diz que projeto do PS para Coimbra é o único credível  

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 15-09-2021

O atual presidente da Câmara de Coimbra e candidato ao terceiro mandato consecutivo disse hoje que o PS é o único partido que apresenta um projeto “credível, coeso e estruturado” às eleições de dia 26.

PUBLICIDADE

“Estamos aqui de alma e coração para continuar a valorizar Coimbra, que é o nosso desígnio”, enfatizou o socialista Manuel Machado, num comício no Teatro Académico Gil Vicente, em que participou o secretário-geral do partido, António Costa.

O candidato, que já presidiu àquela autarquia entre 1990 e 2001, destacou a valorização económica, social e cultural do concelho desde 2013, realçando também a qualidade de vida, o emprego, a saúde, a ação social e o combate à pobreza.

PUBLICIDADE

O socialista enumerou também a qualificação dos espaços públicos, recuperação das ruas, das praças, das zonas verdes, das ciclovias e dos percursos pedonais, sistema de mobilidade do Mondego, o reforço dos transportes públicos e “a fantástica candidatura” a Capital Europeia da Cultura de 2027.

Manuel Machado realçou ainda o aumento do emprego e do número de empresas no concelho e o facto de, a partir de 2013, “e segundo o Instituto Nacional de Estatística”, o rendimento bruto declarado dos habitantes de Coimbra não ter parado de crescer até 2019.

PUBLICIDADE

publicidade

“Mesmo com o abrandamento provocado pela pandemia [da covid-19], a tendência estrutural conseguida pela gestão da Câmara gerida pelo PS foi a da subida sustentada do rendimento dos munícipes de todo o concelho”, sublinhou.

O candidato socialista referiu também que o “número médio de desempregados inscritos no IEFP diminuiu gradual e sistematicamente, só vindo a aumentar com a pandemia e ainda assim o valor de 2020 ronda o de 2018, o que indicia que se vem desagravando os problemas do desemprego estrutural em Coimbra”.

“Coimbra e o seu concelho tem hoje alguns dos melhores indicadores nacionais em múltiplos capítulos e ainda ontem [terça-feira] foi publicado um ‘ranking’ que nos coloca como a terceira melhor cidade para se viver em Portugal”, sustentou.

O socialista anunciou ainda que, até 2026, Coimbra tem preparado um investimento de 60 milhões de euros na habitação, que vai criar soluções habitacionais para mais de duas mil pessoas.

Com António Costa na linha da frente, Manuel Machado voltou a reiterar a necessidade de o Governo aproveitar “em pleno” o Hospital dos Covões, que está em processo de desmantelamento, e a necessidade “urgente” de ser construída a nova maternidade de Coimbra, que vai substituir as duas existentes na cidade.

Salientando que uma das suas prioridades é “casar as margens do rio Mondego”, o candidato do PS disse que esta estratégia vai prosseguir no próximo mandato com a requalificação das margens ribeirinhas.

“Esta nova relação da cidade com o rio é o resultado da maior operação de requalificação alguma vez feita na nossa zona ribeirinha, da Geria até à Portela, na qual já investimos, com o apoio do Governo e dos fundos comunitários, mais de 30 milhões de euros”, sublinhou.

Para Manuel Machado, que anunciou a criação de um grande parque verde de lazer na margem esquerda do rio, estas intervenções na zona ribeirinha vão revolucionar as margens do Mondego “para as próximas gerações”.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (PDR/MPT).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE