Autárquicas

Manuel Machado destaca que Coimbra baixou o desemprego e aumentou número de empresas

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 22-09-2021

Manuel Machado disse hoje que Coimbra está em crescimento há oito anos e destacou, neste período, a redução do desemprego em 48%, o crescimento do volume de negócios em 41,4% e o aumento de 2.170 novas empresas.

PUBLICIDADE

Numa apresentação realizada ao final da manhã, numa unidade hoteleira da cidade, o candidato do PS a um terceiro mandato consecutivo à frente daquele município enumerou oito indicadores que “provam que Coimbra está melhor”, com base no Instituto Nacional de Estatística, IEFP e Anuário Financeiro dos Municípios Portugueses.

Além da redução do desemprego, crescimento do volume de negócios e aumento de novas empresas, Manuel Machado “atirou” com o crescimento de 112% das receitas dos alojamentos turísticos e o travão na perda de população, que, de acordo com os resultados preliminares dos Censos 2021, se situou em 1,8%.

PUBLICIDADE

O socialista lembrou que entre 2001 e 2011 o concelho perdeu 3,4% da população, quando o país registava um aumento de 2%, e que o saldo migratório dos dois últimos anos foi positivo, com a cidade a ganhar um total de 2.300 novos habitantes.

O candidato, que governa a Câmara desde 2013, realçou ainda a redução progressiva do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI), que “permitiu às famílias, empresas e instituições poupar 44 milhões de euros entre 2017 e 2019”.

PUBLICIDADE

publicidade

“Os oito indicadores são propositadamente referentes a oito anos de mandato do exercício de presidente. São dados objetivos, credíveis, de fontes oficias reconhecidas pela sua isenção”, sublinhou.

Os indicadores são, “em si mesmo, uma resposta à maledicência que os meus adversários andam a fazer e que me preocupa, atacando a autoestima da cidade e dos conimbricenses quando não têm razão”.

“Os indicadores permitem-nos concluir, sem sofisma, que Coimbra está melhor e vai continuar a melhorar”, frisou o candidato, salientando que Coimbra “é a terceira melhor cidade do país para viver”.

O candidato socialista destaca que consultoras e revistas internacionais prestigiadas apontam ainda Coimbra “como um dos 100 locais mais extraordinários do mundo a visitar em 2021 e uma cidade deslumbrante na sua beleza, arquitetura e gastronomia”.

Na apresentação estiveram a eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques e o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, que interveio para elogiar o trabalho de Manuel Machado nos últimos dois mandatos.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (Coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT).

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE