Manuel Machado diz que é o único que tem “capacidade política” para conversar com Governo

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 21-09-2017

O candidato socialista à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, atual presidente do município, disse hoje que com ele e o PS “os bloqueios com o Governo” se resolvem porque tem capacidade política que outros candidatos não têm.

PUBLICIDADE

IMG_0765

“Connosco os bloqueios com o Governo resolvem-se pelo diálogo, pela negociação direta […] e de forma eficaz, porque sentimos que temos capacidade política que outras candidaturas não têm para afirmarem, junto do Governo, projetos estruturantes e estratégicos em Coimbra”, disse hoje à agência Lusa o candidato, durante uma ação da sua campanha.

PUBLICIDADE

publicidade

Um desses projetos relaciona-se com a ampliação do Palácio da Justiça de Coimbra, para a qual a Câmara “disponibilizou o terreno há longo tempo”, exemplificou.

O terreno destinado para a construção do imóvel, que se localiza nas ruas Figueira da Foz e João Machado, junto ao atual edifício do Palácio da Justiça, já está a ser preparado e o realojamento de pessoas que ocupavam alguns dos edifícios ali situados está praticamente concluído, assegurou Manuel Machado.

PUBLICIDADE

Entretanto, “está em curso a elaboração, pelo Ministério da Justiça” e com a “colaboração ativa da Câmara”, de estudos para a edificação do novo imóvel, adiantou o candidato.

Mas, sustentou, “isto só foi possível com o apoio deste Governo”, pois “até aqui não tem havido essa abertura”.

A manutenção do Palácio da Justiça na zona da Baixa, disse, também é importante para atrair e manter pessoas a viver e/ou a trabalhar ali, além de que a sua ampliação “é mesmo uma necessidade para o funcionamento da administração da justiça”.

Este não é, no entanto, o único “projeto estruturante” para Coimbra que foi desbloqueado recentemente, assegurou o candidato do PS, referindo os casos do desassoreamento e estabilização das margens do rio Mondego, na cidade, a construção do novo centro de saúde na avenida Fernão de Magalhães, o ‘metro bus’ e a requalificação da estação ferroviária de Coimbra B.

IMG_0703

Antes de se deslocar ao terreno para o qual projeta a ampliação do Palácio da Justiça, Manuel Machado reuniu-se com elementos da Casa do Pessoal da Câmara.

Manuel Machado recordou na Casa do Pessoal da Câmara e dos Serviços Municipalizados de Coimbra os “bloqueios” que Coimbra tinha com o Governo e que ele conseguiu resolver: o Metro Bus; a requalificação e modernização da Estação de Coimbra B; o desassoreamento do Rio Mondego e a requalificação das suas margens; o lançamento do novo Palácio da Justiça; e a construção de raiz do novo Centro de Saúde da Avenida Fernão Magalhães. “

Manuel Machado aproveitou a ocasião para agradecer aos trabalhadores do município “o empenho” e “a competência técnica” com que estes contribuíram para que o Governo assumisse os projetos mencionados. “

“Durante mandato que agora finda, houve duas causas das quais nunca abdiquei: recusei sempre cumprir a imposição do Governo de Pedro Passos Coelho de aumentar a jornada de trabalho das 35 para as 40 horas semanais; e lutei sempre pelo descongelamento das carreiras dos trabalhadores municipais”, afirmou o autarca. “Agora é tempo de prosseguir a mesma linha, mas com novas ideias que motivem e valorizem os trabalhadores da Câmara de Coimbra”.

As propostas do PS passam por fomentar a comunicação interna, o trabalho em equipa e a liderança colaborativa, valorizando as pessoas e os seus contributos e iniciativas. 

O ainda presidente da Câmara anunciou que vai “criar um prémio para ideias inovadoras que melhorem o funcionamento dos serviços”. E lançou aos trabalhadores o desafio para, no próximo mandato, colaborarem na construção de um índice que avalie “com indicadores objetivos” o grau de execução dos compromissos assumidos pela Câmara.

Nas eleições autárquicas de 01 de outubro, são candidatos à Câmara de Coimbra o atual presidente da Câmara, Manuel Machado (PS), Francisco Queirós (CDU), Jorge Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Vítor Ramalho (PNR), Jaime Ramos (PSD/CDS-PP/PPM/MPT), José Manuel Silva (Somos Coimbra) e Vítor Marques (PAN).

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE