Coimbra

Manuel Machado defende aeroporto da região Centro a sul de Coimbra

Notícias de Coimbra com Lusa | 3 anos atrás em 21-03-2021

A Base Aérea de Monte Real (BA5), no concelho de Leiria, “muito dificilmente será disponibilizada à aviação civil”, afirmou o presidente da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que defende a implantação do aeroporto da região Centro a sul desta cidade.

PUBLICIDADE

Manuel Machado garante que “não há nenhum documento, desde 1961”, ano em que teve início este processo, entre todos os que conhece, que considere que “a abertura [da BA5] à aviação civil não é possível”, todos “dizem ‘sim, mas’ e este ‘mas’ é que é o busílis”.

A Força Aérea, “os militares, dizem que, se lhes forem criadas condições adequadas noutro sítio”, se pode avançar com a ideia, mas “já foram feitas várias pesquisas” e continua sem se saber onde é possível criar essas condições, sem encargos muito elevados.

PUBLICIDADE

publicidade

A abertura ao tráfego aéreo civil de Monte Real, acrescentou Machado à agência Lusa, “tende para um ‘inconseguimento’, por razões de estratégia e de defesa”, entre outras.

Perante isto, o presidente da Câmara de Coimbra encomendou um estudo sobre a localização da alternativa “mais adequada” para “a implantação de uma infraestrutura aeroportuária” na região, em função da área/população a servir, até “100 quilómetros/uma hora de distância”, do impacto ambiental e das acessibilidades, entre outros aspetos, como o “descomprometimento” do local com “outras servidões ou concessões”.

PUBLICIDADE

Esse trabalho concluiu que o espaço que reúne as melhores condições situa-se nas “imediações de Coimbra”, a sul da cidade, “entre os concelhos de Condeixa-a-Nova, de Soure [no distrito de Coimbra] e de Pombal [distrito de Leiria]”, especificou Manuel Machado.

Para além do volume de população diretamente servida, houve o cuidado de considerar outras questões, como a não existência de “impedimentos determinantes sob o ponto de vista ambiental”, a proximidade de centros de atração, como Fátima, a Serra da Estrela ou as praias do litoral, comunidades do interior ou cidades como Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Leiria ou Viseu, e as acessibilidades – o local indicado fica perto do nó da A1 em Soure, das ligações ao interior (IC8 e A13) e ao litoral (A17) ou da linha ferroviária do Norte, exemplificou.

Na terça-feira, a Comunidade Intermunicipal (CIM) Região de Coimbra anunciou que vai promover uma reunião de concertação com as restantes CIM da região Centro, para ser criada uma posição conjunta e “sólida” de defesa, junto do Governo, de um aeroporto no território, que, “além de ser uma prioridade é, sobretudo, uma questão de justiça e premência”.

Nessa reunião, “vai-se discutir esta matéria sem tabus, nem preconceitos”, assegurou Machado.

Mas, advertiu, não se pode “ficar apenas expectante para saber se [a solução] é Monte Real ou não”, por isso Coimbra estudou “a localização mais adequada”.

A existência no Centro de “operação aeroportuária” é “essencial” para a região, que não pode continuar a ser “prejudicada”, salientou.

“Em função dos estudos, apresentámos publicamente e defendemos, e continuamos a defender, a localização do aeroporto na área de Condeixa, Soure e Pombal, como a mais adequada para servir a região, como a melhor solução”.

Manuel Machado, enquanto recandidato à Câmara de Coimbra, pelo PS, defendeu, em 2017, a criação de um aeroporto internacional na região, porque a hipótese de Monte Real – que, como fez questão de recordar, ele também defendeu – continuava a ser adiada, tendo, então, apontado como solução a ampliação do aeródromo municipal Bissaya Barreto, em Cernache, na periferia sul da cidade.

Depois da “afirmação política”, nas últimas eleições autárquicas, “foi feita uma análise, uma avaliação do custo/benefício de ampliação das pista do Aeródromo Bissaya Barreto”, conclui-se que seria “bastante oneroso e procurou-se outras soluções”, explicou o autarca.

No entanto, “continuou-se a investir na modernização, na requalificação, em melhorias e na certificação do aeródromo”, onde, “dentro de dias se vão instalar equipas especiais” de prevenção e combate a incêndios florestais, anunciou, salientando que esta estrutura “continua a ter préstimo para várias atividades, incluindo a económica”, como revela o facto de haver “operadores económicos interessados” na sua utilização.

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE