Cidade

“Manuel Machado faz balanço de um ano do Convento São Francisco”

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 06-04-2017

A 8 de abril de 2016 o Convento São Francisco abriu as suas portas à programação cultural. Um ano volvido, o presidente da Câmara de Coimbra vai fazer o balanço do funcionamento de um equipamento municipal que se tornou uma referência nos roteiros internacional e nacional de espetáculos, congressos e apresentações, anuncia a CMC através de comunicado enviado a NDC.

PUBLICIDADE

convento

Para assinalar esta data, o presidente da Câmara Municipal de Coimbra, Manuel Machado, fará na véspera, sexta-feira, uma conferência de imprensa de balanço, às 12:00, no Café Concerto do Convento.

PUBLICIDADE

Antes, pelas 11:30, será inaugurado o Parque de Estacionamento do complexo, uma funcionalidade muito importante para que os públicos que a ele acorrem o façam cada vez com maior facilidade, acrescenta a CMC.

No sábado, pelas 21:30, o concerto de Dulce Pontes no Grande Auditório comemorará o primeiro ano de portas abertas do Convento São Francisco.

PUBLICIDADE

publicidade

Autarquia recorda: Aberto sem festa de inauguração, o Convento foi dando utilização aos espaços à medida que estes foram ficando prontos a receber eventos culturais, congressos e apresentações. Ao mesmo tempo, foi sendo promovida a ligação dos agentes e das estruturas culturais da cidade aos espetáculos e atividades do Convento.

A informação municipal afirma ainda que “a  música contemporânea e electrónica, o Novo Circo, o jazz e o teatro, a par com a programação para as famílias, marcaram este primeiro ano de atividade. Os 400 anos da morte de William Shakespeare, os ensaios públicos e o espetáculo do curso internacional de teatro École des Maîtres, promovidos pelo Teatro Académico de Gil Vicente e – pela primeira vez no seu auditório principal – as Galas Internacionais dos Encontros Mágicos, de Luís de Matos, foram outros acontecimentos marcantes, tal como a comemoração do Dia Mundial da Música ou alguns espetáculos dos Encontros Internacionais de Jazz realizados nos espaços do Convento”.

Embora não adiante números, a CMC diz que “os públicos de Coimbra e da região centro responderam com uma forte adesão a eventos singulares e a espetáculos de grande qualidade.”

Como equipamento cultural municipal, o Convento São Francisco consolidou-se ao longo deste primeiro ano como uma referência nos roteiros internacional e nacional de espetáculos. E, ao mesmo tempo, tornou-se no palco de parcerias importantes da Câmara Municipal com instituições e criadores da cidade e da região, potenciando e dando escala aos eventos que estes organizam, conclui a CMC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE