Coimbra

Manuel Machado apresenta “8 indicadores” para provar que “Coimbra está melhor” (com vídeo)

Notícias de Coimbra | 3 anos atrás em 22-09-2021
 
Manuel Machado apresentou hoje oito indicadores que, no seu entender, provam que Coimbra está melhor.  O recandidato do Partido Socialista (PS) à Câmara Municipal de Coimbra selecionou estatísticas do INE, do IEFP, de consultoras e de revistas internacionais que referem que Coimbra é uma cidade em crescimento nos últimos oito anos e no rumo certo. O desemprego baixou 48% desde 2013, o volume de negócios no concelho aumentou 41,4%, a perda de população está a ser travada, sendo o saldo migratório agora positivo: nos últimos dois anos, a cidade ganhou 2300 novos habitantes.
 
O presidente da Câmara Municipal, Manuel Machado, apresentou hoje oito indicadores que provam que o concelho de Coimbra está melhor do que há oito anos, quando o Partido Socialista reconquistou a autarquia ao PSD e ao CDS.
 
Os dados do INE indicam que ao fim destes oito anos o concelho de Coimbra tem mais 2.170 empresas, aumentou em 41% o seu volume de negócios e diminuiu o desemprego para metade, 48%, são alguns dos indicadores apresentados por Manuel Machado, no Hotel D. Luis, acompanhado por José Luís Carneiro, secretário-geral adjunto do PS.
 
O edil afiança que o INE indica ainda que o setor turístico aumentou substancialmente a sua capacidade entre 2013 e 2019, levando à duplicação dos proveitos totais dos alojamentos turísticos em Coimbra, isto é, a um crescimento de 112% das receitas.
 
Segundo o autarca, “esta vitalidade económica e empresarial travou o ciclo de perda de população do concelho que se verificava na década anterior. Coimbra registou nesses anos (2001-2011) uma perda de população de 3,4%, em contraciclo com um período em que o território nacional registava um aumento de 2%. Agora, Coimbra está a inverter esse ciclo passando a ter um saldo migratório positivo e, só em 2020, ganhou 1.473 novos habitantes”.
 
Nos últimos dois anos acumulados Coimbra teve um ganho de população – registado através do saldo migratório – de 2.300 novas pessoas, frisa o também líder da ANMP.
 
Entre as medidas tomadas para favorecer o desenvolvimento de Coimbra, assim como para reforçar a sua capacidade de atrair e de fixar população, Manuel Machado destaca a redução do IMI para a taxa mínima, “a qual permitiu poupar 44 milhões de euros às famílias, empresas e instituições entre 2017 e 2019”.
 
Relembra que, para além disso, a Câmara de Coimbra isenta de IMI e de IMT as famílias que percam rendimentos, assim como os jovens que queiram comprar a sua primeira habitação no concelho, através de um regulamento municipal criado em 2020.
 
“Todas esta melhorias construídas pela liderança socialista do município ao longo de oito anos, fizeram com que a Bloom Consulting elegesse Coimbra como “a terceira melhor cidade do país para viver”. As melhorias levaram também a revista Time a indicar a cidade como “um dos 100 locais mais extraordinários do mundo a visitar em 2021”. E a revista Forbes considerou Coimbra “uma cidade deslumbrante na sua beleza, arquitetura e gastronomia”, salienta o cabeça de lista do PS.
 
Na apresentação estiveram a eurodeputada socialista Maria Manuel Leitão Marques e o secretário-geral adjunto do PS, José Luís Carneiro, que interveio para elogiar o trabalho de Manuel Machado nos últimos dois mandatos.

Além de Manuel Machado, nas eleições de dia 26 concorrem à Câmara de Coimbra José Manuel Silva (coligação Juntos por Coimbra), Francisco Queirós (CDU), Gouveia Monteiro (Cidadãos por Coimbra), Filipe Reis (PAN), Tiago Meireles Ribeiro (Iniciativa Liberal), Miguel Ângelo Marques (Chega) e Inês Tafula (Coligação Coimbra é Capital – PDR/MPT).

PUBLICIDADE

Veja o vídeo:

V
 

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE