Autárquicas
Manuel Machado aposta na criação de plataforma agregadora da ação social
O candidato do PS à Câmara de Coimbra, Manuel Machado, preconizou hoje a criação de uma “plataforma de cooperação”, que “agregue e dinamize toda a ação social” no concelho.
Essa “plataforma de entreajuda”, esse “conselho municipal de ação social”, visa “agregar e mobilizar” todas as instituições e cidadãos para serem “parte integrante de uma política social”, que urge adotar para combater “os graves problemas sociais” que atingem o município e “atalhar problemas que podem ainda ser maiores”, advertiu o candidato.
PUBLICIDADE
“Preconizamos a mobilização, para além daquilo que já existe, das IPSS [instituições particulares de solidariedade social], das organizações não-governamentais, das mutualidades, das instituições, das associações e dos cidadãos que, em regime de voluntariado, se mostrem disponíveis para fazer, para realizar” e não para “fazer no papel”, explicitou Manuel Machado.
“O conselho de ação social” e “para a economia social” visa potenciar e promover, “em conjunto, uma resposta eficaz aos problemas sociais”, com recurso, designadamente, a fundos europeus, como parece vir a ser possível no âmbito do próximo quadro comunitário de apoio, adianta o candidato, que falava aos jornalistas, ao início da tarde de hoje, depois de ter contactado com instituições de ação social.
A plataforma não colocará em causa a autonomia das instituições, pretende potenciar a sua intervenção promover “a cooperação” e “a criação de projetos conjuntos”, assegurou Manuel Machado.
O projetado conselho enquadra-se na política social que o candidato quer desenvolver em Coimbra, onde aposta no “desenvolvimento socioeconómico e na economia social” e onde promete tudo fazer para “contribuir para erradicar a pobreza”.
Related Images:
PUBLICIDADE
PUBLICIDADE