Manuel Machado compra imóvel por onde passou Fernando Pessa! E esta, hein?.

Notícias de Coimbra | 7 anos atrás em 28-06-2017

terreiro da erva

PUBLICIDADE

O presidente da Câmara Municipal de Coimbra (CMC), Manuel Machado, assinou hoje, nos Paços do Concelho, a escritura de compra de um prédio, situado no Terreiro da Erva, nº 36 e Rua do Moreno, nº 45, na União de Freguesias de Coimbra, cujo valor patrimonial é de 50.550 euros.

terreiro da erva

PUBLICIDADE

O edifício, onde se podem identificar vestígios da igreja românica de Santa Justa, será intervencionado no âmbito do “Arranjo Urbanístico e Paisagístico do Terreiro da Erva”, estando já prevista a empreitada, denominada “Intervenção na Cabeceira da Antiga Igreja de Santa Justa – prédio sito no Terreiro da Erva, nº 36”.

A CMC adquiriu, assim, um prédio de natureza urbana, composto de rés-do-chão para comércio e primeiro e segundo andares para habitação e logradouro, situado na União de Freguesias de Coimbra(Sé Nova, Santa Cruz, Almedina e São Bartolomeu). Um edifício onde se identificam vestígios da igreja românica de Santa Justa, que a CMC pretende agora pôr a descoberto, através de uma intervenção cuidada, de demolição das partes do prédio nº36.

PUBLICIDADE

publicidade

Já desde os idos de 1098, que há registos de Santa Justa de Coimbra, sendo que em 1139 é referida como sede de uma das paróquias da cidade, permanecendo assim quase até aos nossos dias, quando foi extinta e integrada na paróquia de Santa Cruz.

Ao longo dos anos, as ações do rio, as diversas intervenções urbanísticas realizadas e as alterações nas construções modificaram completamente este património, que ficou irreconhecível e descaracterizado da sua função primitiva.

A CMC irá agora, de forma cuidada, tendo em atenção estes importantes vestígios arqueológicos, fazer os desmontes da cobertura e paredes deste edifício, recorrendo a meios manuais e com o acompanhamento permanente de um arqueólogo municipal, sempre em articulação com a Direção Regional de Cultura do Centro.

Para além de Manuel Machado, esteve também presente neste ato, Eduardo Augusto Nobre Oliveira Peça, um dos proprietários do edifício, que representou os restantes herdeiros da casa por onde passou o saudoso jornalistas Fernando Pessa. E esta, hein?.

terreiro

Depois do Presidente da Câmara Municipal de Coimbra ter “valorizado a loja” (Tereiro da Erva) espera-se que tenha tempo para mandar “arrumar a montra” (entrada), que está neste estado no acesso pela Rua do Carmo e Adro de Santa Justa.

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE