Coimbra

Manuel Antunes “com paixão” pelo hospital de Jaime Ramos

Notícias de Coimbra | 4 anos atrás em 12-12-2019

Manuel Antunes, que durante muitas décadas liderou o serviço do CHUC e agora colabora com o hospital CUF Coimbra, esteve em Miranda do Corvo, a convite de Jaime Ramos, também médico e presidente do Conselho de Administração da Fundação ADFP a visitar o Hospital Compaixão, pronto desde abril.

PUBLICIDADE

“É uma dor de alma ver esta unidade hospitalar fechada”, disse Manuel Antunes durante a visita ao Bloco Cirúrgico do Hospital Compaixão.

PUBLICIDADE

publicidade

Jaime Ramos foi o cicerone desta visita, acompanhado pelo gestor do Hospital, Carlos Filipe, por Quirino São Miguel, presidente do Conselho Geral, e pelo Padre Daniel Mateus, amigo e fundador da Fundação, onde exerceu vários cargos.

No final, o Manuel Antunes afirmou que o Hospital Compaixão “é uma unidade espantosa pelo seu equipamento de ponta e instalações amplas, que não deixa nada a dever às modernas unidades de saúde, públicas ou privadas, recentemente construídas na nossa região”.

PUBLICIDADE

Durante a visita o ex-professor da Faculdade de Medicina de Coimbra foi mostrando o seu agrado pela qualidade construtiva e técnica desta moderna unidade hospitalar.

“Está pronto a funcionar – acrescentou – poderia começar já amanhã, se as nossas autoridades locais, regionais e nacionais abrissem os olhos”.

 Manuel Antunes mostrou-se surpreendido por a Presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, ainda não ter vindo conhecer o hospital, revela a ADFP.

Sensibilizado para os problemas que as pessoas do Pinhal Interior enfrentam na acessibilidade aos cuidados de saúde, Manuel Antunes foi mostrando a sua incompreensão pelas dificuldades que a Fundação tem encontrado para assinar um acordo de cooperação que permita a integração desta Unidade Hospitalar no Serviço Nacional de Saúde.

“Estamos numa região relativamente isolada, com muitas necessidades ao nível da saúde, que podem ser, em grande parte, satisfeitas ou servidas por esta moderna unidade hospitalar”, concluiu Manuel Antunes antes de acrescentar que os responsáveis políticos “só precisam de abrir os olhos “.

No decorrer da visita houve troca de opiniões sobre a razão por que a Câmara Municipal de Miranda do Corvo tem estado passiva e não tem reivindicado ao Governo a abertura do Hospital Compaixão, anuncia a ADFP em comunicado enviado a NDC.

 

Related Images:

PUBLICIDADE

publicidade

PUBLICIDADE