A Polícia Judiciária (PJ) de Vila Real participou na detenção de Francismara Vasconcelos Machado, advogada brasileira de 50 anos, condenada a 25 anos de prisão no Brasil por ser a mandante do homicídio do marido, Mateus Campos, em 2019.
Francismara estava refugiada em Portugal desde 2023, residindo na Maia, onde mantinha um negócio de confeção de bolos. A sentença foi aplicada pelo tribunal de Vacaria, no Estado do Rio Grande do Sul, e o autor material do crime foi condenado a 29 anos de prisão, enquanto um terceiro arguido será julgado separadamente, dá conta o Correio da Manhã.
O homicídio teve grande repercussão mediática no Brasil. Mateus Campos, motorista de TVDE, desapareceu antes do corpo ser encontrado carbonizado dentro de uma viatura, com sinais de agressões graves e manietado. Francismara sempre alegou inocência, mas abandonou o Brasil durante a fase de pré-acusação do processo.
PUBLICIDADE
A detenção ocorreu esta semana na localidade alentejana de Moura, onde Francismara se encontrava de férias. A operação contou com a colaboração da Guardia Civil espanhola e do Ministério Público do Rio Grande do Sul, dando cumprimento a um Mandado de Detenção Internacional emitido pela justiça brasileira. Na quinta-feira à tarde, a detida foi apresentada à Relação do Porto, onde foi aplicada uma medida de coação até à extradição para o Brasil ser consumada.
De acordo com os dados divulgados pela PJ, esta foi mais uma de 34 detenções realizadas este ano em cumprimento de mandados internacionais.
PUBLICIDADE