As escolas do concelho de Vila Nova de Poiares, no distrito de Coimbra, estão hoje encerradas e há registo de danos no telhado de um estabelecimento de ensino na sequência da passagem da depressão Kristin.
O presidente da Câmara Municipal, Nuno Neves, disse à agência Lusa que, face ao corte de energia elétrica verificada ao início da manhã, a opção foi encerrar as escolas.
“Estava tudo no impasse se tínhamos ou não luz”, afirmou.
Segundo o autarca, ainda estão a ser avaliados os impactos da passagem da depressão Kristin no concelho, havendo a registar a queda de árvores “em cima de algumas casas”, zonas sem energia elétrica e danos na Escola Básica e Secundária Dr. Daniel de Matos.
“Voou parte do telhado”, indicou Nuno Neves, considerando que “foi o ponto pior” verificado no concelho.
Portugal continental está hoje a ser afetado pelos efeitos da passagem da depressão Kristin, após outras duas tempestades nos últimos dias – Ingrid e Joseph –, com chuva, vento, neve e agitação marítima, tendo sido emitidos vários avisos pelo IPMA.
A Proteção Civil está em estado de prontidão especial para nível 4, o máximo, em toda a orla costeira entre Viana do Castelo e Setúbal.
Os distritos de Coimbra e Leiria foram os mais afetados e no distrito de Lisboa, no concelho de Vila Franca de Xira, uma pessoa morreu quando uma árvore caiu sobre a viatura que conduzia.
O IPMA qualificou a Kristin como “ciclogénese explosiva”, termo utilizado para depressões de forte intensidade, tanto em vento como em chuva.