Primeira Página

Mais importantes Farmacopeias Portuguesas estão restauradas e disponíveis on-line

António Alves | 4 meses atrás em 19-12-2023

A “Pharmacopea Lusitana Reformada” de 1711 foi a última obra reeditada pelo projeto lançado pela Bluepharma que tinha como objetivo lançar a edição fac-similada das 10 farmacopeias portuguesas emblemáticas que se encontram depositadas na Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra. A apresentação teve lugar esta terça-feira 19 de dezembro na Biblioteca Joanina da Universidade de Coimbra.

PUBLICIDADE

Esta obra, da autoria de D. Caetano de Santo António, permite perceber o desenvolvimento que o setor farmacêutico teve durante o século XVIII. O projeto científico da reedição esteve a cargo do docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra João Rui Pita e que tem dedicado a sua investigação a este período da história da Farmácia.

Tudo começou em 2014 e, como lembrou o docente da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra, resultou de uma ideia feliz do presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, Paulo Barradas. Ao longo destes anos, foi possível publicar uma edição por ano em fac-simile, com estudo prévio, das farmacopeias portuguesas com história.

PUBLICIDADE

Para tal, foi fundamental a colaboração da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra e da Imprensa da Universidade de Coimbra que, para além da edição em papel e que tem sido um sucesso de vendas, permitirá que elas passem a estar disponíveis na internet.

Paulo Barradas, presidente do Conselho de Administração da Bluepharma, revelou que este projeto permitiu restaurar as obras de um espólio “fantástico existente em Coimbra”.

PUBLICIDADE

publicidade

Sendo a Farmacopeia “uma ferramenta emblemática da profissão de farmacêutico”, o administrador reconheceu que ao apoiar este trabalho está a “evidenciar junto da opinião pública e da sociedade a parceria” que a empresa tem com a Universidade de Coimbra.

“Este é o levantar do véu de uma grande parceria e de um trabalho conjunto da multinacional e da instituição de ensino”, afirmou ao Notícias de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com Paulo Barradas

A sessão contou com a presença do reitor Amílcar Falcão. O docente da Faculdade de Farmácia aproveitou para agradecer a colaboração da Bluepharma nesta reedição e noutros projetos em que seja possível a parceria com a instituição de ensino superior. “É uma empresa de referência e é com redobrado orgulho que ela esteja connosco neste tipo de projetos”, afirmou.

Sendo este “um livro atual”, pois todas as farmácias têm pelo menos uma farmacopeia nas suas instalações, Amílcar Falcão aproveitoiu para lembrar a importância destes documentos e que permitiram perceber de que forma é que surgiram duas bebidas conhecidas a nível nacional e internacional e que surgiram pela mão de farmacêuticos: a Coca-Cola e o Licor Beirão.

Usaram, ainda, da palavra Manuel Portela, diretor da Biblioteca Geral; Carlota Simões, diretora da Imprensa da Universidade de Coimbra, e João Rui Pita, professor da Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra.

Veja o Direto Notícias de Coimbra com a apresentação da farmacopeia de D. Caetano de Santo António

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE