Coimbra

Mais filas e menos estacionamento no novo Centro de Vacinação de Coimbra (com vídeos)

Notícias de Coimbra | 2 anos atrás em 27-12-2021

O Centro de Vacinação de Coimbra começou esta segunda feira a funcionar nas novas instalações no Estádio Universitário de Coimbra. A afluência foi de tal forma que, ao meio dia, a modalidade Casa Aberta teve de ser suspensa para evitar mais filas e constrangimentos. Tempos de espera mais elevados e menos estacionamento em relação ao Pavilhão Mário Mexia foram as principais queixas ouvidas pelo Notícias de Coimbra no local.

PUBLICIDADE

Ao final da tarde José Luís Biscaia, diretor executivo do Agrupamento de Centros Saúde do Baixo Mondego (ACES), avançou ao NDC que foram vacinadas 1800 pessoas, números ainda provisórios, confirmando “um grande afluxo de pessoas”.

Durante a manhã estiveram a funcionar as modalidades de Agendamento e Casa Aberta e as filas não pararam de aumentar. “Ao meio dia decidimos cancelar a Casa Aberta para não estarmos a prejudicar quem tinha agendamentos porque houve muitas pessoas que estavam marcadas para outros dias e decidiram vir hoje”, explicou ao NDC José Luís Biscaia, falando de “uma sobrecarga” dos serviços.

PUBLICIDADE

“Por este andar vou aqui almoçar, lanchar, ficar toda a tarde. A fila não anda praticamente”, lamentava Rosete Garcia, que tinha agendamento para as 12:00. “No Mário Mexia as filas andavam bem mais, aqui não estou a ver andamento”, disse ao NDC. Também Eva São Marcos confidenciou estar “à espera de alguma demora , mas nunca com uma fila deste tamanho”.

“Penso que em termos de organização piorou, não está tão dinâmica nem tão eficiente e eficaz como seria expetável”, referiu ao NDC Maria Lourenço enquanto esperava na fila.

PUBLICIDADE

publicidade

Também as acessibilidades e o estacionamento foram alvo de críticas. “Não temos como estacionar, perdemos muito tempo às voltas à procura de lugar”, disse Rosete Garcia. A Eva São Marcos  valeu-lhe a boleia “que ficou à espera no carro”. Mário Ferreira optou por se deslocar de bicicleta e tentou a sorte na modalidade Casa Aberta. “No Mário Mexia estava espetacular, talvez um dos melhores do país, aqui vamos ver”, afirmou.

O Pavilhão 1 do Estádio Universitário de Coimbra passou hoje a acolher o Centro de Vacinação que durante 11 meses funcionou no Pavilhão Mário Mexia. A vacinação decorre todos os dias entre as 09:00 e as 17:00, à exceção dos dias 31 de dezembro e 1 de janeiro em que as instalações estarão encerradas.

Veja aqui os diretos NDC no Centro de Vacinação:

Veja o direto NDC na fila da modalidade Casa Aberta:

Veja o direto NDC com um utente com agendamento:

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE