Economia

Mais de um terço das lojas contornam a lei das promoções

Notícias de Coimbra | 1 ano atrás em 06-03-2023

A DECO Proteste visitou anonimamente 92 lojas de 23 cadeias de supermercados e de equipamentos, em 19 concelhos de Portugal. A investigação concluiu que mais de um terço das lojas contornam a lei das promoções. O conselho é para “redobrar a atenção” .

PUBLICIDADE

“Para levar à compra, há lojas que anunciam falsas promoções, descontos sobre preços recomendados pelo fabricante ou outros não praticados na loja. Mesmo perante superdescontos, redobre a atenção. Aprenda a descodificar os letreiros e as etiquetas para não se deixar enganar”, recomenda a organização de defesa do consumidor.

“Em 13 das 43 cadeias e lojas online visitadas, havia práticas que induzem em erro ou não estão conformes com as regras das vendas em promoção“, pode ler-se no comunicado.

PUBLICIDADE

Para além disso, “detetou formas de comparação de preços que diferem de outras, por não indicarem, preto no branco, os termos ‘Poupe X%’ ou não haver um preço riscado. Mas os elementos apresentados podem induzir os consumidores em erro“.

Mas o que diz a lei? A DECO recorda que, desde maio de 2022, saldos, promoções ou liquidações têm novas regras, tais como, “as lojas só podem anunciar descontos se houver, de facto, uma poupança face ao preço mais baixo a que o produto foi vendido, na mesma loja, nos 30 dias consecutivos anteriores à aplicação da redução do preço; os letreiros ou as etiquetas devem mostrar, de forma bem visível, o novo preço e o preço mais baixo anteriormente praticado e devem também indicar a modalidade de venda, bem como a data de início e o período de duração da redução de preço.”

PUBLICIDADE

publicidade

Related Images:

PUBLICIDADE

PUBLICIDADE